Simone

Palermo já foi cercada de muralhas medievais que serviam de proteção à cidade. Ruínas de algumas delas ainda podem ser vistas. A maior (Porta Nuova) foi erguida ao lado do Palácio Real. De um lado, sua fachada está voltada para o Corso Vittorio Emanuele e, de outro, para o Corso Calatafimi. Construída pelo vice-rei Marcantonio Colonna em 1583 para comemorar a vitória de Carlo V sobre a armada turca, foi totalmente destruída em 1667. E, em 1669, foi reconstruída e, para coroar o edifício, foi colocado um telhado piramidal com a imagem de uma águia de asas abertas.

A Porta Mazzara foi inaugurada no século XIII e renovada em 1326 por Federico D'Aragona. A porta tem três arcos ogivais, feitos de pedra; dois dos lados, menores, atualmente estão murados. Na parte superior da porta, ainda podem-se ver os resquícios das trincheiras.

E uma das mais antigas é a Porta Sant'Agata, que fica ao longo das fronteiras da cidade de Palermo. A arquitetura da porta provavelmente data do século XIII. Seu nome provavelmente deriva da proximidade com a Igreja de St. Agatha, localizada na Via del Vespro. Poucos traços permanecem do afresco representando a Madonna del Carmine, pintura na abóbada, e figuras de anjos que estavam nas lunetas. Segundo a lenda, os normandos teriam entrado por ela para conquistar a cidade no ano de 1071.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.