Simone


Saindo de lá, partimos para Capernaum ou Cafarnaum (em hebraico: Kfar Nahum), a 69 km. São ruínas de uma cidade bíblica que ficava numa área chamada Tabgha, na margem noroeste do Mar da Galileia, próxima a outras duas cidades bíblicas, Betsaida e Corazim. Na verdade, elas constituíam o “triângulo evangélico”. Parte da vida pública de Jesus teria ocorrido ali, sendo que em Capernaum ele teria realmente fixado residência e ensinado para alguns de seus seguidores.


Hoje, o local à beira-mar, é um parque nacional, com áreas verdes protegidas. Das escavações, iniciadas em 1968, descobriram-se casas que remontam ao século I a.C. e uma igreja cristã octogonal, contendo um baptistério (século V d.C.) e uma casa do século IV d.C., que os arqueólogos acreditam ter sido construída no local que seria a casa de Pedro.

Grafites gregos, aramaicos, siríacos e latinos comprovam que a cidade fora frequentemente visitada por peregrinos cristãos no século IV.

A Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, datada do século IV-V, onde Jesus teria alimentado 5.000 pessoas, está ali. Em seu interior, colunas cor de areia e no chão, mosaicos que representam os milagres realizados. Adjacente a ela, está a Igreja do Primado de São Pedro.


Nas proximidades, também descobriu-se uma sinagoga judaica que foi reconstruída parcialmente depois. Data do século IV, mas não se sabe ao certo se situava-se no mesmo local daquela em que Cristo costumava ensinar.  

A notoriedade de Capernaum se dá pelo fato de que ali Jesus teria realizado alguns milagres de cura de pessoas enfermas e, por essa razão, atrai muitos turistas. O horário de visitação é das 8h às 16h. Nas sextas e feriados, fecha às 15h.


E mais nova é a pequena Igreja Ortodoxa Grega dos Sete Apóstolos, construída em 1931, que marca o local para o qual a aldeia de Cafarnaum foi transferida após o terremoto de 746 que destruiu o vilarejo, sendo depois reconstruído. É uma bela igreja com um exterior de paredes brancas e cúpulas vermelhas, e no interior, requintados afrescos.

A 6 km dali fica Tiberíades, cidade fundada por volta do século 20 d. C. e que recebeu esse nome em homenagem ao imperador romano Tibério. Está situada às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades. É uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com Jerusalém, Hebron e Sefad.

Durante a época das Cruzadas foi sede de um principado de mesmo nome, também chamado de Principado da Galileia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.