A 48 km de Capernaum (ou Cafarnaum) e a 41 km de Haifa está a cidade de Nazaré, que não é bonita, mas tem belíssimas igrejas e, portanto, ponto de peregrinação para católicos e ortodoxos.
Mas tudo é bem mais barato. Almoçamos em um restaurante árabe antes de iniciarmos o tour pela cidade.
A maior atração e a mais bela é a Basílica da Anunciação, um edifício de dois andares construído (última edificação) em 1969 sobre o local de uma antiga igreja bizantina. Acredita-se que ali tenha sido o lugar do anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel. No interior, no nível mais baixo está a Gruta da Anunciação, considerado por muitos cristãos o local onde teria sido a casa de Maria durante sua infância.
A estrutura maior da igreja foi encomendada pelo imperador Constantino I, que designou sua mãe, Santa Helena, para fundar e administrar igrejas que registrassem e celebrassem os acontecimentos importantes na vida de Jesus Cristo. A Igreja da Anunciação foi fundada por volta do mesmo tempo que a Igreja da Natividade (o local de nascimento), em Belém, e da Igreja do Santo Sepulcro (o túmulo), em Jerusalém, ambas em 333 d. C.
Nessa igreja há uma galeria com mosaicos que representam algumas das imagens de Maria retratadas em diferentes países. IMPORTANTE: as mulheres só podem entrar usando um véu sobre o cabelo. Também não podem estar usando roupas curtas.
Já a Igreja Ortodoxa de São Gabriel, menos suntuosa, mas também bastante visitada, está a poucos metros da Igreja da Anunciação. E, segundo a tradição ortodoxa, a Virgem Maria teria recebido a notícia de Gabriel de que ela daria à luz ao Salvador pela primeira vez no momento em ia tirar água da fonte (chamada Poço de Maria), e é exatamente nesse local que a igreja foi erguida. É uma igreja pequena e a capela está ao redor da fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário