Simone

A pouco mais de uma hora de carro, ao sul da cidade de Nápoles, está um dos mais paradisíacos e românticos cenários do território italiano. Palco de filmes hollywoodianos, luas de mel apaixonadas, histórias milenares, a Costa Amalfitana é, sem dúvida, um lugar que propicia um encontro perfeito entre montanhas, mar, casinhas coloridas e um sonho de viagem.

São 60 km de praias (pequenas, mas encantadoras) às margens do mar mediterrâneo que esbanjam exuberância natural, com suas águas extremamente azuis, vistas espetaculares, estradinhas com vilarejos incríveis, casas coloridas sobre penhascos, glamour, pratos típicos – e, evidentemente, muitos turistas e celebridades (sobretudo no verão). 

A Costa Amalfitana, classificada pela UNESCO, desde 1997, como Patrimônio Mundial da Humanidade, delimita-se ao norte por Vietri Sul Mare, um pouquinho acima de Salerno, e ao sul pela Península de Sorrento. Compreende as comunas de Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano.

Para chegar à costa vindo de Nápoles, pode-se pegar um trem da Circumvesuviana (081/772-2444, www.vesuviana.it) para Sorrento ou um da Trenitalia (www.trenitalia.it) para Salerno. Depois, basta pegar um ônibus da Sitabus (www.sitabus.it) ou da Unico Campania (www.unicocampania.it) para se locomover entre as cidadezinhas.

Mas o melhor mesmo é alugar um carro e aproveitar um pouco de cada paisagem, de cada lugar, apesar de ser uma estrada difícil (muito estreita, bastante sinuosa e bastante movimento) e de exigir bastante atenção e prudência. Os italianos não respeitam muito as leis de trânsito, então, é preciso mesmo paciência e precaução.

As 3 principais cidades da Costa Amalfitana são: Ravello, Amalfi e Positano. Porém, como todas são muito próximas (o trecho todo de Sorrento a Salerno é de 60 km), é possível visitar todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.