Simone


Connaught Place é uma praça central, chamada de “Central Park”, em formato  circular e ostenta uma bandeira gigante da Índia. Todas as casas ao redor da praça acompanham o círculo e são pintadas de branco como nos tempos coloniais.

Connaught Place é área bem desenvolvida e turística, com restaurantes bacanas, bares animados e um mercado interessante, o Janpath (também próximo à região da Old Déli).

Nessa região estão os principais prédios governamentais, como o Rashtrapati Bhavan (Residência Oficial do Presidente da Índia) e o Sansad Bhavan (Parlamento da índia).

Em 1911, a capital da Índia foi transferida de Calcutá para Deli. Como os prédios e o estilo dominante na nova capital aspiravam um tom de modernidade, o arquiteto britânico Edwin Landseer Lutyens foi responsável por harmonizar a arquitetura indiana com o estilo neoclássico característico das construções. O complexo foi projetado em 1912, dando destaque às cores e aos detalhes da fachada. Foi concluído em 1929 e inaugurado em 1931, juntamente com os demais prédios públicos de Nova Deli. Serviu como residência para os vice-reis britânicos até 1950.

Após a independência da Índia, em 1947, o local foi preservado como residência dos chefes de Estado, recebendo sua atual denominação Rashtrapati Bhavan. Aberto de segunda à sexta, das 9h30 às 17h30.

O Sansad Bhavan (Parlamento) foi projetado pelos arquitetos Edwin Lutyens e Herbert Baker e sua construção, em formato circular, ocorreu entre 1921 e 1927. O local abriga (desde 2006) o Museu do Parlamento.

Rajpath é um dos mais importantes boulevards da Índia. A avenida se estende do Rashtrapati Bhavan, passando pelo palácio presidencial, até o Dhyan Chand National Stadium. A maioria dos prédios ao redor de Rajpth foram projetados por Edwin Lutyens e Hebert Baker.

The National Gandhi Museum (Museu Nacional de Gandhi), primeiramente inaugurado em Bombaim (logo após o assassinato de Gandhi em 1948), desde 1961 está em Nova Déli, próximo à praça Connaught. O espaço tem uma coleção muito rica de relíquias originais, livros, periódicos e documentos, fotografias, materiais audiovisuais, exposições, peças de arte e outras recordações intimamente relacionadas a Mahatma Gandhi. A entrada é gratuita.

Há, também, o Raj Ghat (Samadhi of Mahatma Gandhi), um memorial e local onde se encontram as cinzas de Mahatma Gandhi. Consiste em uma plataforma de mármore negro, sobre a qual está colocada uma chama eterna. Simboliza o local em que Gandhi foi cremado em 31 de janeiro de 1948 e abriga, ainda, os restos mortais de outros importante líderes indianos. É um local que merece ser visitado. Aberto, diariamente, das 6h30 às 18h. Entrada gratuita.

Lá fomos abordados por jovens indianos que tiraram muitas fotos conosco. Muito receptivos. Um bom momento!

O monumento India Gate (Porta da Índia), similar ao Arco do Triunfo em Paris, tem 42 metros de altura e homenageia os 70 mil soldados indianos que perderam suas vidas lutando pelo exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial e, também, os mais de 13 mil soldados britânicos e indianos mortos na fronteira noroeste na guerra do Afeganistão, de 1919. O projeto de construção coube ao arquiteto Edwin Landseer Lutyens, aliás, encarregado de quase todos os prédios de Nova Déli.

Próxima ao India Gate está a National Gallery of Modern Art (Galeria Nacional de Arte Moderna), inaugurada em 1954, é um dos maiores museus de arte do mundo. Seu acervo contém mais de 14 mil obras de artistas modernos locais e estrangeiros.

Em 2009 foi ampliado ganhando novas galerias, um teatro de pré-visualização, um laboratório de conservação, biblioteca e seção acadêmica, cafeteria e loja de souvenirs. Aberto de terça a domingo, das 11h às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.