Simone


Há uns 21 minutos de carro da Connaught Place está o Qutb Minar (no complexo Qutab), o minarete de tijolo mais alto do mundo, e um importante exemplo de arquitetura indo-islâmica. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1993, mede 72,5 metros de altura, distribuídos em cinco andares: os primeiros, mais largos, foram construídos com pedra; enquanto os mais altos foram reconstruídos com mármore no século XIX. Neles, existem relevos e frases do Alcorão. Vale a pena subir seus 378 degraus. Aberto, diariamente, das 7h às 17h. Ingresso: 500 IRN (US$ 7). Estação de metrô mais próxima: Qutab Minar. OBSERVAÇÃO: os valores dos ingressos são sempre diferentes para turistas, que pagam bem mais. Por exemplo, para o Qutb Minar os locais pagam somente 20 INR (US$ 0,28).

Anteriormente, o complexo alojava um conjunto de vinte e sete templos hindus e jainistas que foram demolidos e seu material foi utilizado na construção do Qutb Minar e da Mesquita Quwwat-ul-Islam, ao lado do minarete. Este foi erguido como uma "Torre da Vitória" em comemoração ao triunfo de Mohammed Ghori (sultão afegão que conquistou o norte da Índia) sobre o rei da Índia rajapute Prithviraj Chauhan em 1192 A.D.

O complexo foi ampliado por muitos governantes posteriores, como Firoz Shah Tughlaq e Ala ud din Khilji, além dos britânicos. Algumas construções do complexo são o Qutb Minar, a Mesquita Quwwat ul-Islam, a Porta Alai, o Alai Minar, o pilar de ferro e os túmulos de Iltutmish, Alauddin Khilji e Imam Zamin, cercados por ruínas de templos jainistas (do jainismo ou jinismo, uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo).

O local também sedia todos os anos o "Qutub Festival", realizado em novembro e dezembro, onde artistas, músicos e dançarinos fazem apresentações ao longo de três dias. O complexo Qutb, com 3,9 milhões de visitantes, foi o monumento mais visitado da Índia em 2006, à frente do Taj Mahal, que atraiu cerca de 2,5 milhões de visitantes.

Na área adjacente onde há uma série de monumentos antigos, mantida pelo Levantamento Arqueológico da Índia (ASI) e pelo INTACH (Indian National Trust for Art and Cultural Heritage), está o túmulo de Ghiyas ud din Balban, o último sultão da dinastia dos escravos (1200-1287). É um bom exemplo da arquitetura indo-islâmica. Construído em alvenaria, destaca-se por ter o primeiro arco do país. Também tinha a primeira cúpula, embora não haja vestígios dela atualmente. A que ainda existe no complexo Qutab, visível do túmulo de Balban, é a mais antiga ainda de pé. Está localizado junto às ruínas de um assentamento medieval. A entrada é gratuita.

O Túmulo de Humayun é o mais antigo mausoléu mongol em Nova Déli, construído numa área de 12 mil metros quadrados.

Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1993, o monumento foi a primeira tumba/jardim construída no subcontinente indiano e tem uma importância  arquitetônica-paisagística inovadora, pois foi a primeira construção que  uniu  mausoléus a jardins e serviria de inspiração para a construção do TAJ MAHAL, um século depois.

O edifício (que impressiona pela beleza) foi o primeiro a usar a combinação única de arenito vermelho e mármore branco, e inclui vários elementos da arquitetura indiana, como as copas pequenas, ou Chhatris (pilares decorativos) em torno da cúpula central, populares na arquitetura Rajasthani e que foram originalmente cobertas com azulejos azuis.

Humayun foi o segundo imperador mongol da Índia e o seu túmulo foi construído por ordem de Hamida Banu Begum, sua viúva. A construção  começou em 1565, nove anos após sua morte, e foi concluída em 1.572 d.C.

O mausoléu, em si, fica no centro de um belíssimo e enorme jardim, com espelhos de água unidos por canais, em cima de uma alta plataforma, com arcadas em toda sua extensão. A entrada principal fica no lado sul, e há outra entrada, no lado oeste.

O Imperador Humayun viajou muito através do mundo islâmico, principalmente para a  Pérsia e  Ásia central e,  dessas viagens,  trouxe as  ideias para serem aplicadas  pelos arquitetos em seu reino, incluindo a construção do seu túmulo.

Dentro do complexo da Tumba, uma das características mais notáveis ​​são as praças ajardinadas (Chaharbagh) com canais de água que  parecem  desaparecer sob a estrutura do túmulo e reaparecem no outro lado em linha reta, o que sugere a inspiração no verso do Alcorão, que fala de rios que correm sob o “Jardim do Paraíso”.

O complexo  engloba a tumba principal do Imperador Humayun, e dezenas de outros túmulos, como o da sua esposa, Hamida Begum, e também Shikoh Dara, filho do Imperador  Shah Jahan (construtor do Taj Mahal), bem como numerosos outros Mughals subsequentes, incluindo o imperador Shah Jahandar, Farrukhsiyar, Rafi Ul-Darjat, Rafi Ud-Daulat e Alamgir II.

O complexo do túmulo de Humayun inclui o Isa Khan’s Mosque, o Isa Khan’s Tomb (tumba onde está o nobre Isa Khan Niyazi), e o Bu-Halima Gateway (portão para entrada do complexo). Abre diariamente, das 6h às 18h.

A 35 minutos de distância está a Tomb of Iltutmish. O interior das paredes ao redor do túmulo tem uma bela caligrafia com inscrições do Alcorão adornando-as.

A Casa de Devoção Bahai é popularmente conhecida como Templo de Lótus devido ao formato de flor de lótus (símbolo nacional religioso da Índia). O templo, inaugurado em janeiro de 1987 (foram 10 anos entre o desenho e a execução do projeto), tem um belo interior, um grande jardim na parte externa e, à noite, o templo é iluminado. O autor da obra é o arquiteto iraniano Fariborz Sahba. As filas para visitar o local são imensas. Então, é bom chegar cedo.

O Templo de Akshardham ou simplesmente Akshardham está situado em Nova Deli, Índia, sendo o maior templo hindu do mundo. Planejado pelo sadhu Shastri Narayanswarupdas, foi construído com a ajuda de 3.000 voluntários e 7.000 artesãos.

O Templo Laxminarayan, também conhecido como o Birla Mandir, é um templo hindu em grande parte dedicado a Laxminarayan em Delhi, na Índia. Laxminarayan geralmente se refere a Vishnu, Preserver no Trimurti, também conhecido como Narayan, quando ele está com sua consorte Lakshmi. Foi inaugurado em 1939.

Chhatarpur Temple está localizado em uma área da cidade no sul de Delhi - Chhatarpur. Este templo é dedicado à Deusa Katyayani. Ele está localizado em Chhatarpur, na periferia sudoeste da cidade de Delhi e fica a apenas 4 km de Qutub Minar, na estrada Mehrauli-Gurgaon.

O Museu Nacional em Nova Deli, também conhecido como o Museu Nacional da Índia, é um dos maiores museus da Índia. Fundada em 1949, possui uma variedade de artigos que vão desde a era pré-histórica até as modernas obras de arte. Funciona sob o Ministério da Cultura, Governo da Índia. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

A área do Mehrauli Archaeological Park é adjacente ao local do Patrimônio Mundial Qutub Minar e ao complexo Qutb. Consiste em mais de 100 monumentos historicamente significativos.

O parque contém o Túmulo de Balban (de 1287), Jamali Kamali Mesquita, Tumba de Maulana Jamali Kamali (Jamali Kamboh), construída em 1526, Tumba de Quli Khan e várias outros túmulos, palácios, pilares, poços e ruínas, abrangendo os períodos históricos do Sultanato, Mughal e Britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.