Simone


O vilarejo Esch-sur-Sûre, com cerca de 310 habitantes, fica a uma hora ao norte da cidade de Luxemburgo. Destacam-se as ruínas do castelo medieval (no alto de uma colina) e a arquitetura das residências.

Esch-sur-Sûre sedia uma popular festa medieval. O evento acontece em datas específicas e conta com muita música temática, exposições, atividades interativas.

O Castelo Larochette, situado na cidade que deu origem ao seu nome, foi construído no século XI e destruído por um incêndio no século XVI. O único edifício do complexo que foi restaurado é o principal, respeitando rigorosamente o estilo original. Sua história tem um peso muito importante para o distrito onde foi erguido, e pode ser conhecida em um tour pelas ruínas.

O Castelo Bourscheid (localizado em Bourscheid) é o maior do país e perfeito para se ter uma noção de como era a vida na Idade Média, não só pelo seu atual estado, como também pela incrível localização. Foi construído no ano 1000, servindo como moradia para a família Bourscheid, e ampliado ao longo dos anos até 1812, quando seus herdeiros, por falta de verbas, não conseguiram mais realizar as devidas manutenções. Quando o Estado assumiu o seu poder em 1972, o complexo estava degradado pelo tempo e abandono e, desde então, vem recebendo inúmeras pequenas restaurações.

Vianden é uma pequena cidade (cerca de 1.800 habitantes) interiorana, cortada pelo rio Our e que faz divisa com a Alemanha. Por estar próximo à cidade de Luxemburgo (apenas 50 km de distância – 40 minutos de carro ou 1h45 de ônibus), é um destino ideal para fazer um bate-e-volta de carro. A atração principal é o castelo que leva o seu nome (Castelo de Vianden), visto de longe. Um teleférico e muitos cafés e restaurantes completam o cenário.

Em Vianden pode-se visitar o Museu Literário Victor Hugo. O romancista francês Victor Hugo ficou lá exilado, precisamente no ano de 1871, e a mansão onde ele vivia foi restaurada e tornou-se um museu que exibe seus textos, pinturas e bens pessoais. Em seu quarto é possível encontrar alguns móveis originais e projeções holográficas sobre o autor.

A 33 km de Luxemburgo (30 minutos de carro) está a cidade de Echternach, que cresceu junto às muralhas da Abadia de Echternach, fundada no ano de 698 – uma das mais antigas do país.

Cortada pelo rio Sauer, Echternach é conhecida pelo seu festival de música clássica e também pela arquitetura medieval da Prefeitura.

Outros atrativos da cidade são a Abadia dos Beneditinos, a Basílica de Santo Vilibrordo (um monge do Reino de Nortúmbria, reino da Grã-Bretanha, que fundou a Abadia de Echternach) e a Paróquia de São Pedro e São Paulo.

A cidade, rodeada por muralhas e torres medievais, ficou bastante danificada com a Segunda Guerra Mundial e tem sido cuidadosamente restaurada.

O vilarejo de Ehnen, hoje com pouco mais de 500 habitantes, abriga o Moselle Wine Museum de Luxemburgo (com exposições, venda e degustação de vinhos), aberto desde o início de abril até o final de outubro. O museu está alojado numa casa do século XVIII.

A paisagem de vinhedos (e castelos) pode ser apreciada às margens do rio Moselle com um passeio de barco (www.navitours.com).

De abril e julho, a temperatura é boa e chove pouco. Portanto, época recomendável para visitar Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.