Simone

Malecón 2000 (antigo Malecón Simón Bolívar), foi remodelado a partir de 1999. São 2,5 km de extensão onde se pode caminhar, pedalar e andar de skate. Há jardins, fontes, pracinhas, área de jogos infantis, mirantes, mercado de artesanato e um grande centro comercial (restaurantes, lanchonetes e cafés). Ainda está sendo ampliado e há novas construções à vista.
O calçadão abriga também o primeiro cine IMAX (3D) da América do Sul e alguns museus.


Destaque para o Hemiciclo de La Rotonda, também conhecida como Monumento a la Entrevista de Guayaquil ou Monumento a Bolívar y San Martín. Inaugurada em 1938, foi criado para comemorar a célebre "Entrevista de Guayaquil", acontecimento em que os libertadores Simón Bolívar (representando a Colômbia) e José de San Martín (pelo Peru) encontraram-se na cidade em 26 de julho de 1822, com o objetivo de decidir o futuro da Província Livre de Guayaquil e a independência sul-americana.

Bem em frente ao La Rotonda está a Avenida 9 de Outubro. Seguindo na direção dela, chega-se a uma das maiores praças de Guaiaquil: Centenary Square. Belos jardins e muitas estátuas. Um deles é "A Coluna de Heróis Nacionais", trabalhada pelo escultor espanhol Agustin Querol, bem no centro, que presta homenagem aos heróis da independência de 9 de outubro de 1820, que marcou a emancipação local.



Do Malecón saem passeios de barcos diurnos e noturnos. Dois deles são bem grandes e ficam ancorados às margens do rio Guayas.

No almoço, comemos frango, arroz, salada e os tradicionais “patacónes” – rodelas de bananas, prensadas e fritas.


Como Guaiaquil é considerada uma cidade violenta, o local é um local seguro para todos. Há policiamento e câmeras. Andar por ali foi a indicação do pessoal do hotel e de guardas que encontramos pela cidade.


Ao final do Malecón está o charmoso bairro Las Penãs, no Cerro Santa Ana. O local foi restaurado e pacificado para receber os visitantes. Há casinhas coloridas, ruas de pedra, uma bela igrejinha e vários cafés. Para subir são 465 degraus e, no ponto mais alto, está um farol (branco e azul) de onde se tem uma bela vista da cidade, inclusive do porto Santa Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.