Simone

Não faltam destinos para visitar nessa ilha de 25.711 km², cercada pelo mar Mediterrâneo e cuja capital é Palermo, com 1,2 milhões de habitantes e a quinta maior cidade italiana.

A Sicília é a maior das ilhas do mar Mediterrâneo, separada da região da Calábria, na península Itálica, pelo estreito de Messina, com 32 km de comprimento, 3,3 km na sua menor largura e 15 km no seu ponto mais largo. Devido à sua posição geográfica, a Sicília sempre teve um papel de importância nos eventos históricos que tiveram como protagonistas os povos do Mediterrâneo. Juntamente com as ilhas vizinhas menores, constitui uma região autônoma da Itália oficialmente designada por Regione Sicilia.

Também foi disputada na guerra entre Roma e Cartago, na qual essas duas potências queriam o domínio sobre o comércio no mar Mediterrâneo. Roma saiu vitoriosa.

A Itália possui atualmente 51 Patrimônios Mundiais da Humanidade, sendo que 8 deles estão localizados na Sicília: o Vale dos Templos de Agrigento, a Villa Romana del Casale em Piazza Armerina, o arquipélago das Ilhas Eólias, as cidades barrocas do Val di Noto, Siracusa e a Necrópole Rupestre de Pantalica, o vulcão Etna e o mais recente deles, o itinerário Árabe-Normando de Palermo.

Outros sítios de interesse arqueológico destacam-se: Selinunte, Segesta e Taormina.

A região é composta por 9 províncias: Agrigento, Caltanissetta, Catania, Enna, Palermo, Messina, Ragusa, Siracusa e Trapani.

E, claro, além de toda essa riqueza monumental, há as praias paradisíacas que tanto atraem os turistas, o clima agradável e a hospitalidadedos seus moradores (sim, na Sicília os italianos são simpáticos, educados e mais tranquilos).

Entramos na Itália, no dia 14. Visitamos Milão e Gênova. Desta cidade saímos de trem e fomos até Florença (estivemos ali em 2012) para pegar o carro (reserva de aluguel já feita pela internet, do dia 18 ao dia 26). Com o carro, seguimos para Villa San Giovanni. A viagem é longa: 940 km. Mas com o GPS tudo fica mais fácil. Fomos conhecendo várias cidades no caminho.

De San Giovanni parte o Ferry que faz a travessia para Messina, na Sicília (chegamos lá no dia 19 de setembro de 2014). São 36 saídas diárias a cada 40 minutos, sendo a primeira à meia-noite. Tivemos tanta sorte que chegamos e já embarcamos. A fila de veículos é grande. O trajeto é rápido: somente 20 minutos. Pedestres pagam € 2,50; motos € 13; e carros € 37.

Messina é a terceira maior cidade da Sicília e a décima terceira da Itália, com aproximadamente 252 mil habitantes.