Simone


Passamos 14 dias no país (de 04 a 18 de novembro de 2013), e com um carro alugado (em hebraico: mechonít schurá) o atravessamos de norte a sul. Israel é um país pequeno, sendo possível ir de uma extremidade a outra em cerca de 6

horas. Para se ter uma ideia de sua extensão, Sergipe que é o menor dos estados brasileiros, ainda é um pouco maior que Israel.

Israel, oficialmente Estado de Israel, foi criado em 1948. O país faz fronteira com o Líbano ao norte; com a Síria a nordeste, com a Jordânia e a Cisjordânia a leste; com o Egito e a Faixa de Gaza ao sudoeste; e com o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, ao sul.

 

A população é de mais de 8 milhões de habitantes. Apesar da principal divisão dos habitantes do país ser entre judeus (80%) e árabes (20%), existem muitas outras subdivisões, tendo recebido imigrantes de toda parte do mundo.

O centro financeiro de Israel é Tel Aviv, enquanto Jerusalém é a cidade mais populosa do país e sua capital.

As línguas oficiais são o hebraico e o árabe, mas o inglês também é amplamente falado. Palavras em hebraico que são ajudam no dia-a-dia: rehov (rua); hof (estação), ken (sim), lo (não), ochel (comida), ha-maim (água). E expressões: Shalom (oi), Boker tov (bom dia), toda (obrigada), slichá (desculpa), Bevakasha (por favor).


É um país caro para se viver. A moeda local é o Israeli New Shekel (NIS), ou simplesmente, shekel. Um café da manhã básico sai a 36 NIS ou US$ 14. Um expresso custa 9 NIS ou US$ 3,50.

O transporte público é extremamente eficiente: trem (em hebraico: rakevet), ônibus e vans (que eles chamam de táxi). Todos os horários de saída podem ser acessados pela internet. No trem, as paradas são anunciadas em voz alta e também aparecem escritas no visor, mas somente em hebraico transliterado.


Para obter informações sobre os linhas e horários de ônibus, consulte www.egged.co.il. E para comprar tíquetes de trem, checar horários e estações e fazer reservas, acesse www.rail.co.il

Em 1910, foram criados na sociedade israelense os kibutzim, agrupamentos em que funcionam comunidades com as seguintes características: atividades agrícolas, propriedades coletivas, igualdade social, meios de produção próprios, distribuição da produção para a comunidade e prioridade à educação das crianças. Hoje, existem poucos. O mais antigo e ainda em atividade é o Kibutz Degania Alef, fundado por pioneiros sionistas, a alguns quilômetros da cidade de Tiberíades (ao norte do país).


O Shabat é um dia sagrado, um dos mais importantes dias sagrados no Judaísmo. Começa no entardecer de sexta-feira e termina ao entardecer de sábado. Então, é comum que os estabelecimentos comerciais fechem na sexta à tarde, retornando à normalidade no domingo, portanto, diferente do final de semana no Brasil.

Alugar o carro para conhecer o país é uma das melhores formas para conhecê-lo, mas vale fazer dois alertas: as transliterações (já que a língua oficial é o hebraico) não são padronizadas, ou seja, nomes de cidades podem estar escritas de maneira diferente nos mapas e nas placas de trânsito; o GPS fornecido pelas locadoras não é atualizado, o que dificulta o acesso a alguns endereços. Como estávamos de carro, fizemos um roteiro com base nas distâncias entre as cidades e seus respectivos pontos turísticos, a fim de aproveitar o tempo da melhor maneira possível.

IMPORTANTE: há poucos postos de gasolina na estrada, sobretudo perto do aeroporto de Tel Aviv. Então, lembre-se de abastecer logo que ver um posto. Outro detalhe: os postos são self-service, ou seja, não há frentistas e a dificuldade maior não é essa, mas sim as instruções na bomba estarem todas em hebraico. Para pedir explicações, entre na loja de conveniência que o(a) atendente falará com você em inglês.

Nossa primeira parada saindo do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv (chegamos no dia 04 de novembro), seria a cidade de Haifa. Ficamos lá por 3 noites.

Ben Gurion, judeu polonês, foi o primeiro chefe de governo de Israel e líder do movimento do Sionismo socialista (ala da esquerda) e um dos fundadores do Partido Trabalhista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.