Simone


É a terceira maior cidade de Israel, depois de Tel Aviv e Jerusalém. Haifa tem o maior porto do país, uma praia extensa, além de sediar Centro Mundial da fé dos Bahai, sua maior atração.


Desenvolvida, abriga bairros modernos e distritos antigos, igrejas e mesquitas, e é um dos locais de exemplo de convivência pacífica entre judeus e árabes, apesar de poucas pessoas saberem disso.

Chegamos no dia 04 de novembro de 2013 e ficamos em um apartamento mobiliado e com Wi-Fi (reservado pela internet) bem pertinho do Bahai, na rua Moshe Ahron, 3. Caso não estivéssemos de carro, poderíamos ter ido de trem e ter descido na estação Hashmona ou Merkaz. Diária a US$ 85. Ficamos lá por 4 noites.

A área é bem tranquila e tem estacionamento perto e gratuito (no período das 20h às 8h). Havia até um café bem abaixo da nossa janela. E, no apartamento, cortesias como dois cupcakes, biscoitinho, balinhas e chocolate.




O Centro Mundial do Bahai, um complexo projetado sobre o Monte Carmelo, é famoso pelos seus jardinsmagnificentes. A visita inclui os "Jardins Suspensos" com um ajardinamento paisagístico maravilhoso, com comprimento de cerca de um quilômetro ao largo do Passeio Louis, até a Rua Ha-Gefen. E, bem no centro, o imponente Templo do Bab, com sua cúpula dourada, o túmulo do Bab, o fundador da fé Bahai (que teve origem na seita do Bab, que se separou do Islã Xiita iraniano em 1844). A vista lá de cima é belíssima, podendo-se ver parte da cidade e de seu porto. Horário de visitação: 9h às 12h para o templo e 9h às 17h para os jardins.


IMPORTANTE: não é permitida a entrada de mulheres com roupas curtas no templo. Aliás, o aviso é válido para todos na placa que há na entrada do ponto turístico: “deve-se estar apropriadamente vestido para visitar o templo”. A entrada é gratuita.

Ao sopé do Monte Carmel, onde foi construído o Templo, há uma mensagem gravada em concreto: Unesco Square for Tolerance and Peace.

Ali há também uma colônia alemã. No século XIX um grupo de alemães, assim como outros grupos milenaristas da época, acreditavam que o regresso de Cristo estava iminente e que ocorreria em 1869 naquele local. Nas fachadas de algumas casas, sobre a porta, consta a seguinte inscrição: Der Her ist nahe (O Senhor está próximo).


Na rua acima do Bahai, está o belo Teatro de Haifa. O teatro, fundado em 1961, contrata tanto atores árabes como judeus.

Há vários museus na cidade, entre eles o Museu Marinho Nacional, o Museu Nacional de Ciências e Tecnologia, o Museu de Arte de Haifa, o Museu Naval (próximo ao porto) e da Imigração Clandestina, o Museu do Trem, o Museu Tikotin de Arte Japonesa, o Museu Reuben e Edith Hecth e o Museu da Indústria de Óleo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.