Simone


Uma atração nas proximidades de Haifa é o sítio arqueológico de Caesarea ou Cesareia, a antiga cidade portuária nos arredores de Cesareia Marítima. Localizada a meio caminho entre Tel Aviv e Haifa (45 km), no litoral mediterrâneo de Israel, próximo a Hadera, distrito de Haifa. Entrada: 40 NIS/US$ 15; ou 24 NIS/US$ 9,50 para jovens até 18 anos.


 





Ali há vestígios arqueológicos do período helênico (século 3 A.C.) ao período das Cruzadas (século XI-XII), quando Cesareia era, além de cidade portuária, a capital de Israel. Ela foi presenteada ao Rei Herodes por Augusto César, tendo recebido o nome do rei. Herodes construiu um porto gigantesco, ao lado de instalações para entretenimento e prática de exercícios, casas de banho, jardins submersos em grandes mansões, templos e palácios, que eram um verdadeiro abrigo para quem lá residia.  


No período bizantino Cesareia foi um centro cristão importante. Os primeiros pais do cristianismo (Orígenes e Eusébio) viveram na cidade e, de acordo com a tradição cristã, foi em Cesareia que o primeiro adorador de ídolos foi convertido – o centurião romano Cornélio. Durante o período das cruzadas ela foi fortificada com muralhas e portões, que foram destruídos durante a conquista mameluca no século XIII. Arquitetos trazidos pelo imperador romano e arquitetos de Herodes planejaram a cidade.
Muito pode se ver ainda do que foi um dia Cesareia: colunas de arquitetura clássica grega (dórica, jônica e coríntia), esculturas, locais de banho, pinturas nas paredes, mosaicos no chão e o anfiteatro, construído e modificado várias vezes entre os séculos 1 e 2 d.C, que servia de palco para combates de gladiadores e jogos de caça e, também, para corrida de bigas (carruagens).

Ao redor da cidade antiga, modernas e ricas casas foram construídas, onde vivem hoje cerca de 5.000 de pessoas. É a única comunidade israelense administrada por uma entidade privada, a Corporação de Desenvolvimento de Cesareia.


O sítio histórico abre das 8h às 16h, de segunda a quinta e sábado; e das 8h às 17h, na sexta e feriados. 



É um local bastante agradável. Depois de percorrer as ruínas, pode-se sentar na área do píer, junto à praia, e tomar um bom café ou fazer um lanche no restaurante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.