Simone

Depois do café da manhã, pegamos o mapa na recepção do hotel e atravessamos a rua para iniciar nosso tour pela parte histórica.

A entrada da Amman Citadel fica no alto de uma colina. Na parte inferior, pode-se ver pouco do que restou de um dos locais mais antigos da cidade (ocupada no período neolítico, e fortificada durante a Idade do Bronze – 1800 a.C, sendo que as ruínas que se vê são da era romana até o início islâmico): colunas, uma praça, um prédio histórico e o Teatro Romano (do séc. II). Ali funciona, hoje, o Jordan Museum of Popular Traditions (entrada a JD 1 /US$ 1,40).

Pegamos o carro e subimos para entrar na Citadela e no Archaelogical Museum (o ingresso é um só: JD 2 / U$ 2,90). Lá, sim, tudo está mais conservado. Na entrada, ganhamos um mapa com as informações e legendas do sítio histórico.

Há o Templo de Hercules, construído (161-166 d.C) pelo imperador Marco Aurélio; a Igreja Bizantina (séc. VI – com duas colunas ladeando sua nave); e o Complexo Umayyad (730 d.C), ou Palácio Omíada, erguido pelo califa Hisham entre 724 e 743, integrante da dinastia Omíada, a primeira primeira dinastia de califas do profeta Maomé cujos membros, embora não sendo do seu sangue, pertenciam também a uma tribo de Meca  os Curaixitas, que reinaram de 661 a 750.

O complexo funcionou como um centro administrativo de 720 a 750 e inclui uma mesquita e o Palácio do Governo (área reservada ao governador e aos familiares e empregados). Junto ao Palácio, há uma escada que dá acesso à grande cisterna (5 metros de profundidade e 16 m e diâmetro), que era o principal abastecimento de água do local. A capacidade seria de 250.000 litros de água. A mesquita foi restaurada e ganhou uma cúpula moderna, que não existia à época.

Ainda pode ser ver a rua Colonnaded, construída pelos romanos e que ligava o portão de entrada principal do Complexo às demais áreas. Toda fortificada, a cidade ainda tinha mais 2 portões de acesso.

No museu, que deixamos para o final (após percorrer a cidade), há antiguidades encontradas nas escavações desde a Pré-História até o século XV, como pedras, artefatos de cerâmica, moedas, crânios humanos, caixões mortuários e, inclusive, uma exposição de rolos de pergaminho do Mar Morto.

Do alto, é a melhor visão de Amã. No dia em que lá estivemos, havia grupos escolares de meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.