Simone

Partimos para buscar as mesquitas mais famosas de Amã. Uma está no alto da colina, próxima à Citadel, no caminho de descida para o centro. É a Abu Darweesh Mosque, construída em 1962. Em estilo damasceno (de origem egípcia, grega ou romana), chama a atenção pelas cores branco e preto que parecem formar um mosaico. Muito bela mesmo.

Muitas mesquitas já foram “engolidas” por construções urbanas que descaracterizaram a época antiga da cidade. O comércio é intenso; o trânsito é caótico. Em toda esquina, há casas de câmbio, lojas que vendem ouro e joias e, também, muitas carrocinhas vendendo pães e várias feirinhas de frutas e verduras nas ruas. Damasco e outras frutas secas são a maioria.

Somente a Mesquita do Rei Abdullah (na rua Suleiman al-Nabulsi) permite, ao menos oficialmente, a entrada de turistas. Sua imensa cúpula azul (de 35 metros e com inscrições do Alcorão) pode ser vista de longe. Mais de perto, se vê linhas douradas que descem até a base e representariam os raios de luz iluminando Alá. A mesquita, inaugurada em 1989, foi uma encomenda do rei Hussein em memória do seu avô e é capaz de acolher mais de sete mil fiéis, além de três mil na área externa. No interior, um belo lustre e tapetes de estrelas azuis e vermelhas. A mesquita tem também um pequeno museu islâmico, com fotografias do rei Abdullah, moedas e peças de arte muçulmana. Na entrada, as mulheres recebem um vestido que esconde todo o corpo e um véu para cobrir a cabeça, caso não estejam vestidas “adequadamente”.




A Jordânia moderna (e bastante pacífica) foi fundada pelo rei Abdullah I após a Grande Guerra. Foi governada pelo seu neto, o Rei Hussein, durante 46 anos até falecer em 1999, quando o seu filho Abdullah II subiu ao trono. Daí o nome da mesquita citada acima.

Paramos para o almoço e comemos falafel num típico restaurante local. Eu era a única mulher no estabelecimento. Foi o prato mais barato (e ainda muito farto) de todas as nossas viagens: JD 1 /US$ 1,40. E este valor foi para nós dois. Seria um pouco mais, porém tivemos desconto porque dispensamos a sobremesa e o chá.

Dali pegamos a estrada para Wadi Musa, cidade-base para visitar Petra, uma cidade esculpida nas pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.