Simone

De carro ou de Citysightseeing (linhas vermelha e azul), tudo fica mais fácil. O passeio inclui ônibus com dois trajetos, um pequeno passeio de barco e uma linha exclusiva para visitar três vinhedos(Groot Constantia, Eagle’s Nest e Beau Constantia) e degustar vinho (valor da degustação, assim como a entrada no museu, são pagos à parte). A linha vermelha opera com ônibus saindo a cada 20 minutos e a azul, a cada 35 minutos.

O primeiro ônibus sai às 9h. Nos dias de tempo bom, o da linha vermelha parte às 8h40 já diretamente para o teleférico que conduz até a Tábua da Mesa. A ideia é garantir logo boas fotos.

Depois de visitar a área central com inúmeros museus (possível fazer a pé, pois nosso hotel ficava próximo), partimos para a Grand Parade, principal praça pública da Cidade do Cabo, a uns 10-15 minutos do centro. O local passou por grandes reformas antes de ser o palco para a FIFA Fan Fest na Copa do Mundo de 2010. LEMBRETE: peça um mapa da cidade antes de sair do hotel; será bastante útil.

Atualmente, a praça é bastante usada como um lugar de mercado, área de estacionamento e, ainda, palco de grandes comícios políticos. Foi ali que Nelson Mandela primeiramente se dirigiu aos sul-africanos após sua libertação da prisão em 1990 e, posteriormente, quando da sua eleição como presidente em 09 de maio de 1994.

A praça é cercada pelo Cape Town City Hall, o Castelo da Boa Esperança (Castle of Good Hope) e da estação ferroviáriada cidade.

O Castle of Good Hope, o mais antigo prédio colonial da África do Sul ainda conservado, foi construído por soldados, marinheiros e escravos entre 1666 e 1679 pela Companhia das Índias Orientais Holandesa (COV), como uma estação de reabastecimento marítimo e para proteger os interesses da cidade contra britânicos e franceses, tornando-se em 1678 o centro da vida civil e administrativa da Cidade do Cabo. O portão principal traz o brasão de armas da Holanda.

Hoje o castelo é a sede do militar da cidade e abriga o Museu Militar Castelo e Museus Iziko(William Fehr Collection), com mobília, artefatos e utensílios, armas, documentos e quadros. Aberto das 9h30 às 16h. Entrada a R30 / US$ 2,85 (adulto) ou R15 / US$ 1,40 (estudante).

Nas proximidades está o The Tulip Hotel e Conference Centre. 

Durante todo o trajeto, na ida ou na volta do sightseeing, a Tábua da Mesaou Montanha da Mesa nos acompanha. Com altitude de 1084,6 metros e muito extensa, embeleza a paisagem. Infelizmente não pudemos acessá-la por teleférico, instalado num dos desfiladeiros chamado garganta de Platteklip. Devido aos fortes ventos, o serviço é suspenso. Como alternativa, visita-se o Signal Hill, próximo à Tábua da Mesa. A colina de pedra tem formato de esfinge de leão e ali são colocadas bandeiras que prestam auxílio meteorológico e orientam a ancoragem de navios que visitam a região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.