Simone

Chegamos no dia 30 de novembro, vindo de Phuket (Tailândia), pela Asia Airlines. Se comprar com antecedência, consegue-se passagem por U$ 110. Mais de 5 empresas operam essa linha. 

Kuala Lumpur é a capital e a cidade mais populosa da Malásia. Para visitar o país, brasileiro não precisa de visto (desde que a permanência não ultrapasse 90 dias), somente de passaporte ainda válido por, no mínimo, seis meses e o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. 

As línguas oficiais são o malaio e o inglês. O clima é quente e úmido. A temperatura média em Kuala Lumpur é de 25-35 graus. À noite, o termômetro passa a marcar 15 -20 graus. Os meses mais chuvosos são: março/abril e setembro/outubro/novembro. O fuso horário é 11 horas a mais em relação ao Brasil. A moeda local é o Ringgit (MYR ou RM). 

Mais da metade da população é adepta da religião islâmica. As mulheres muçulmanas usam saias longas, calças e lenços ou véus. Esse traje é chamado de Baju-Kurung. E alguns homens vestem camisas longas e calças (essa vestimenta é chamada por eles de Baju-Melayu, além do uso de um tipo de chapéu chamado “Songkok”), mas a maioria veste-se como na moda ocidental mesmo.

O relevo malaio é formado de planícies e regiões montanhosas. Cavernas e cachoeiras são encontradas nas suas montanhas. Aproximadamente 4/5 da vegetação é caracterizado por florestas tropicais. A Malásia apresenta um dos ecossistemas mais complexos e ricos do mundo: são 15.000 espécies de plantas e árvores, 600 espécies de pássaros e 210 espécies de mamíferos. O governo investiu uma grande quantia para impedir a devastação das florestas no país.

A Malásia tem dois grandes pontos de interesse. As praias de águas cristalinas das ilhas Perhentian (na costa oeste) e Kuala Lumpur, com todo seu desenvolvimento, o majestoso edifício Sultan Abdul Samad, Jardim Botânico, parques (Bird Park e Butterfly Park) e, claro, as Petronas Twin Towers. Nós só tivemos tempo para conhecer a capital.

Jalan, em malaio, significa “rua”. Por isso, aparece em todos os endereços. Nos monumentos e prédios históricos, é comum a palavra negara (significa “nacional”). Outras palavrinhas em malaio, importantes para a comunicação são: Halo (olá!); Selamat pagi (bom dia!); Selamat tinggal (tchau!); Terima kasih (obrigado); Ya (sim); Tidak (não); Permisi (com licença); Ma'af (desculpa); Air putih (água); e Rumah Makan (restaurante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.