Simone

Kuala Lumpur tem dois aeroportos: LCCT (Low Cost Carrier Terminal) e KLIA (Kuala Lumpur International Airport) e a distância entre os dois é de 20 km. Há ônibus que fazem esse trajeto em 30 minutos.

A Air Asia e outras companhias low fare usam o terminal LCCT. Foi por esse que chegamos. É um detalhe bem importante. Logo, preste atenção, antes da compra de passagens, no aeroporto de embarque/desembarque.

Do aeroporto para o centro (são 46 km) você pode pegar o KLIA Express, trem que faz o percurso em 30 minutos sem nenhuma parada. Passagem a 35 RM/U$ 11,50 (incluído Wi-Fi). Ou o shuttle LCCT (ônibus) que leva 50 minutos ou mais (dependendo do trânsito). Ambos param no KL Sentral ou Sooka Central, um centro de lojas, restaurantes, bancos e outros serviços. Dali, saímos na plataforma superior à esquerda, em direção ao bairro indiano. Andamos cerca de 4 quadras e já encontramos onde ficar. O centro comercial conecta-se a vários bairros: Bangsar, Federal Hill, Damansara Heights, Sri Hartamas, Mont Kiara, Petaling Jaya, Taman Duta.

Ficamos hospedados no Hotel Grand Crescent (Jalan Tun Sambanthan Brickfields, 235), na Little India. Diária a 80 RM /U$ 26. A rua era bem animada e limpa, uma Índia bem diferente da original.

Quem nos deu a dica de localização de hotéis baratos foi um atendente do City Tour no terminal onde chegamos. Muito simpático e prestativo, deu-nos um mapa da cidade também. Aproveitamos e compramos o city tour ou sightseeing (KL Hop-On Hop-Off) para o dia seguinte, visto que teríamos apenas 24 horas na cidade. Essa região concentra bancos e instituições financeiras e comerciais, portanto, não muito apropriada para se hospedar. Somente alguns hotéis caros, como o Hilton e o Le Meridien, adjuntos ao terminal central, e poucos no distrito Little india. É porque nós não tínhamos mesmo tempo disponível para procurar. Pelo menos, estávamos perto de uma estação e, por isso, com facilidade de locomoção.

O transporte de metrô, trem, monorail e ônibus é integrado e opera 8 linhas. Para ir ao aeroporto, por exemplo, pega-se a linha 1 (Seremban line) na estação KL Sentral  em direção à Sungai Gadut, descendo na estação KLIA (Kuala Lampu International Airport). São 11 paradas até lá. O tíquete, neste caso, sai a 35 RM / U$ 11,50. Deslocando-se no centro, por exemplo, da KL Sentral para outra estação, o tíquete custa 4,50 RM / U$ 1,50.

Ao comprar a passagem on line, a Air Asia dá a opção de incluir na compra o valor do bilhete do ônibus Skybus (que leva ao centro) no bilhete aéreo. Custa U$ 5. Foi o que fizemos, por praticidade.

Para chegar ao terminal de ônibus, ao desembarcar, você deve seguir rumo ao portão do desembarque doméstico e encontrar um guichê da Asia Airlines para carimbar e validar o voucher. Só depois disso, saia do saguão e verá uma calçada coberta com um toldo e placas indicativas de "Bus Station". O ônibus é vermelho e nele está escrito KL Sentral – LCC-T. Caso você não tenha adquirido o seu bilhete de ônibus com a passagem aérea, é possível comprá-lo no balcão da empresa aérea. Aliás, o valor é o mesmo.