Simone

A maioria das praias é pequena, com exceção de Lopes Mendes, que tem 3 km de areia fina. O acesso até lá pode ser feito de barco ou a pé (meia hora de trilha saindo da praia dos Mangues ou duas horas saindo da Vila do Abraão). Antes de pegar a trilha (partindo da vila), há a pequena praia da Júlia. Ao todo, são 20 trilhas circundando a ilha. 

passeio de barco (vendido por agências na Rua da Praia, de frente para o mar) passa pela maioria das praias, mas os tours são divididos. Então, se você quiser conhecê-las, terá que fazer no mínimo 3 viagens e em dias separados, por causa dos horários (saem pela manhã e voltam só ao entardecer). Como o acesso a quase todas é feito somente via embarcação, a maior parte do tempo passa-se no barco.

As mais bonitas são: Lopes Mendes, Grande das Palmas (com areia grossa e muitos coqueiros), Feiticeira (mais isolada, de águas mornas e com pedras e uma cachoeira que leva o mesmo nome, a 30 minutos da praia e com 13 m de altura), Caxadaço (com apenas 15 m e protegida por pedras e costões, a praia selvagem tem águas transparentes, um riacho com queda d'água e uma estradinha de pedras construída por escravos), Saco do Céu (mangues e um bom local para passear de barco) e Praia do Leste e do Sul (situada em uma reserva biológica e, por isso, ninguém pode permanecer por lá; lagoas de água doce, manguezais e cachoeiras são os atrativos).


Outro grande atrativo é a Lagoa Azul, na localidade conhecida por Freguesia de Santana que é formada pelas ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda, Arpoador, Aroeira e o extremo norte da Ilha Grande. É o ponto mais próximo do continente (a 2,3km). Freguesia de Santana foi sede da primeira vila da ilha e ainda hoje guarda a igreja, erguida em 1796, e o cemitério de piratas.


Na lagoa, as águas são tranquilas, rasas, com tonalidade azul-piscina, excelentes para mergulho. Há um barco-restaurante, ao lado da área restrita aos banhistas. Uma lancha pequena e veloz faz as entregas de barco em barco.

Geralmente, os barcos param longe das praias. Então, nadar e mergulhar é obrigatório. As agências oferecem os equipamentos necessários.
 
Os tours saem por volta das 9h, retornando ao final do dia, e custam por volta de R$ 60 por pessoa.

IMPORTANTE: levar repelente. Há muitos mosquitos na ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.