Simone

A ilha de Jorge Grego tem cerca de 1 km², com um rico ecossistema marinho: colônias de corais, cardumes de variadas espécies de peixes e golfinhos. Se tiver sorte, no passeio de barco, você pode conseguir ver algum golfinho.

Acredita-se que a ilha deve seu nome ao pirata inglês, Jorge Grego, que teria naufragado em suas proximidades.

O Pico do Papagaio, com 982 m de altura, é o segundo ponto mais alto da Ilha Grande, atrás apenas do Pico da Pedra d’Água, com 1.035 metros. É um mirante natural com visão panorâmica de toda a ilha e da Restinga da Marambaia (42 km de extensão). Ao sul, o mar aberto, onde estão Dois Rios, local do temeroso antigo presídio (Colônia Penal Cândido Mendes, que ali funcionou por 90 anos) e a ilha de Jorge Grego. Ao norte, você pode ver o mar abrigado pela costa, onde está a Enseada das Estrelas. A oeste, fica a Enseada de Araçatiba (com 3 praias de águas calmas: praia da Cachoeira, praia Grande de Araçatiba e Araçatibinha, sendo a praia Grande de Araçatiba a maior delas, com cerca de 800 m) e, também, o Pico da Pedra d’Água. E, ao leste, está a Vila do Abraão, Ponta Grossa, Ilha das Palmas e toda a Restinga de Marambaia ao longe.

O Pico do Papagaio pode ser alcançado por trilhas saindo das praias de Caxadaço ou Abraão (praia junto ao cais) ou da Cachoeira da Feiticeira.

Não existe lugar para acampar durante o percurso, então procure sair cedo para aproveitar a caminhada e voltar antes de escurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.