Simone

Angra dos Reis foi descoberta pelo navegador português Gonçalo Coelho no dia 06 de janeiro de 1502, tendo recebido esse nome por ser dia dos Reis Magos.

Na época, era habitada pelos tradicionais índios da região, os Tamoios. Entre os séculos XVI e XIX, com o desenvolvimento da colonização latino-americana e as guerras entre as antigas potências colonizadoras tornou-se um local estratégico (localização geográfica e abundância de recursos naturais) para o tráfico de escravos e mercadorias. Sua fama ganhou ares internacionais.

A primeira colonização foi feita no continente, em 1530, por uma expedição a mando da Coroa de Portugal. Somente em 1556 chegaram os colonizadores, vindos dos Açores, que criaram um povoado ao se fixarem na enseada. Em 1608, tornou-se Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.
A primeira atividade econômica de Angra foi a cultura da cana-de-açúcar, além de servir de parada no trajeto entre Santos e Rio de Janeiro. Depois, exportando e importando os produtos de Minas Gerais e São Paulo, chegou a ser um dos maiores portos do Brasil. Na época do império, Angra conheceu um grande apogeu, durante o ciclo do café.

Nos fins do século, porém, abriu-se a estrada de ferro São Paulo-Rio, terminando com as vantagens que Angra oferecia às comunicações entre as duas cidades. Logo depois, em 1888, a abolição da escravatura acabou com a mão-de-obra essencial para a agricultura: o município parou. Só meio século depois, com o estabelecimento de uma estrada de ferro para Minas Gerais e a reativação do porto, Angra voltou a crescer.



Na praça principal da Vila do Abraão, está a Igreja de São Sebastião. Foi construída antes da visita de D. Pedro II à Ilha Grande. E, em 2002, foi totalmente reformada com ajuda de comerciantes e moradores da vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.