Simone

A revolução foi um levantamento popular espontâneo contra o governo stalinista na Hungria e contra a política imposta pela União Soviética, iniciado em 23 de outubro de 1956 com uma grande manifestação estudantil pacífica que marchou pelo centro da capital Budapeste. Em 04 de novembro de 1956, o Exército Vermelho invadiu a cidade e a resistência organizada chegou ao fim, seis dias depois.

Szoborpark ou Parque das Estátuas é um museu sob a forma de parque localizado nos arredores de Budapeste, na Hungria. Reúne estátuas monumentais do período soviético. Entre as obras expostas encontram-se estátuas de Lenine, Karl Marx e Friedrich Engels, assim como de líderes comunistas húngaros como Béla Kun e Georgi Dimitrov. O parque foi concebido pelo arquiteto húngaro Ákos Eleőd, que venceu o concurso lançado pela administração da cidade (Fovárosi Közgyulés) em 1991.

Após a queda do regime comunista na Hungria em 1989, muitas das estátuas e muitos dos monumentos comunistas foram imediatamente retirados dos seus locais. Estes monumentos e estátuas constituíram a base da coleção atual do parque. Em 29 de junho de 1993, no segundo aniversário da retirada das tropas soviéticas da Hungria, foi cortada a fita de inauguração do parque, tendo este então aberto as portas ao público como um museu.

Em exposição, são 42 peças de arte datadas do período comunista na Hungria, compreendido entre 1945 e 1989, incluindo monumentos alegóricos dedicados aos temas da amizade húngaro-soviética e da libertação. Em conjunto com as estátuas, encontra-se um complexo de edifícios conhecido como a praça das testemunhas, que se destina a acolher instituições culturais húngaras e também à realização de cerimônias e eventos culturais. Devido à insuficiência financeira, este complexo não se encontra ainda concluído. A maior parte das estátuas encontra-se distribuída pelos 6 círculos que constituem o jardim. Algumas delas possuem inscritas frases dentro do contexto que lhes deu origem, tais como "Pelo trabalhador! Pela pátria! Avante!" e "Uno e indivisível".

Entre as estátuas, encontra-se também uma cópia da base do monumento em honra a Estaline, que existiu no centro de Budapeste (na praça Felvonulási) entre 1951 e 1956. A estátua original foi destruída em 1956, tendo sido cortada pelo povo na altura dos joelhos e tendo ficado as botas de bronze do ditador no local, como lembrança sarcástica. A réplica não pretende ser uma cópia exata, mas sim uma recriação artística da autoria do escultor e arquiteto Ákos Eleod.

O parque abre diariamente, das 10h às 18h. Para chegar, saindo do centro (Ferenciek tér ou praça Franciscano), pegue o ônibus vermelho (linha 7) até o ponto final (na Etele Tér). De lá pegue o ônibus amarelo na direção de Érd-Diósd. Em cerca de 10 minutos, este ônibus estará passando na frente do parque (cuidado para não passar, pois a indicação só aparece de um lado da via). Para voltar é só fazer o trajeto inverso. A entrada custa 1550 Ft ou € 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.