Simone


É capital da província de mesmo nome, localizada na Região de Los Rios, entre os rios Calle-Calle, Valdivia e Cau-Cau. Tem uma população de cerca de 140 mil habitantes e uma superfície de 1.016 km².
Píer e Mercado Municipal
A cidade é um importante porto fluvial e está numa posição estratégica, com acesso a rios e próxima ao Oceano Pacífico. Foi fundada em 1552 por Pedro de Valdivia, sobre uma aldeia mapuche chamada Guadalauquén.

Valdivia foi uma das cidades mais afetadas pelo grande terremoto do Chile, o maior já registrado em todos os tempos, registrando 9.5 pontos na escala Richter. Estima-se que a cidade tenha afundado cerca de dois metros após o fenômeno.


Hotel na Avenida Costanera
Mas sua grande atração são mesmo os leões marinhos na área do Mercado Fluvial, às margens do rio Valdivia. Os animais saem do rio e esperam, sentados, que os feirantes lhes deem sobras de peixes. Em frente, está o grande Mercado Municipal, repleto de artesanato e souvenirs. Na rua ao lado, há o Paseo Peatonal (calçadão) Libertad.

Píer e Mercado FluvialMercado Municipal 2
No Mercado Municipal, há 2 restaurantes. Os pratos são baratos. O preço de um filé de pescado ou de merluza, com agregados (acompanhamentos), sobremesa e bebida, varia de 2.200 a 2.800 pesos (4,75 a 6 dólares). Outra opção é o caldillo (caldo) de congrio, também com sobremesa e bebida.

Peatonal, às margens do rio ValdiviaPonte
Nós deixamos nossas malas no terminal de ônibus (rua Anfión Muñoz), que tem guarda-volumes, lanchonetes, restaurante, internet e cabines telefônicas, para passarmos o dia na cidade. O Píer, ao lado do rio, uma das belezas de Valdivia, fica praticamente em frente, na Avenida Costanera Arturo Prat. Nessa avenida, estão o Hotel Encanto del Rio e Hotel Diego de Almagro.
Do outro lado do rio, na Avenida España 1025, está o Hotel Villa del Rio. Diária a 49.900 pesos ou 107 dólares, incluindo café da manhã buffet e wi-fi. O hotel tem piscina, quadra de esportes e sauna. Informações: www.hotelvilladelrio.com



Atrações
Caminhar é a melhor forma de conhecê-la (na Avenida Costanera Arturo Prat há um píer contornando o rio Valdivia), mas um passeio a barco também é uma ótima opção para contemplar a cidade. O rio separa a Isla Teja que, por sua vez, está ligada ao continente pela Ponte Pedro de Valdivia. Restaurante flutuanteCasas e hotéis na Isla Teja
O tour maior pelo rio, de 5 horas, inclui a Isla Mancera e Puerto Corral, onde estão algumas das fortificações espanholas, até a desembocadura do rio no Pacífico. Vale a pena conhecer o Fuerte de Corral (1645). Alguns desses passeios longos incluem refeições ou pequenos lanches – o once, como é chamado o chá da tarde na região. O mais curto, de 1 hora, percorre o rio passando pela Isla Teja e apontando as principais atrações da cidade. Sai a 5.000 pesos ou 10 dólares por pessoa. Os barcos partem em vários horários, nas proximidades do Mercado Municipal.Leões Marinhos 2
Na Isla (ilha) Teja, fica o Parque Saval, um jardim botânico com praia, com a lagoa de Los Lotos e rio Valdivia. Bom lugar para observar pássaros. Entrada próxima à Universidade Austral.
Destaque para o Museo Histórico y Antropológico Maurice Van de Maele, também na ilha. Bem organizado, fica numa mansão em meio a um vasto jardim, às margens do rio, levando o nome do seu fundador belga. Contém objetos que pertenceram a povos que habitara, provavelmente, os bosques do sul do Chile há 13 mil anos, além de fotos, objetos, indumentárias, textos e instrumentos musicais da cultura mapuche. Há, ainda, material sobre a colonização alemã na região.
Existem mais três museus na cidade: o Museo de Arte Contemporanea, ao lado deste museu; o Museo de la Catedral (rua Independência 414); e o Centro Cultural El Austral (rua Yungay 733), sede de amostras temporárias e de uma exposição permanente de objetos e mobiliários do século XIX.
Bela construção no Paseo PeatonalCasa Prochelle

Acerca do Museo Histórico y Antropológico, logo depois da travessia da ponte, está o Parque Prochelle, pequeno, mas acolhedor. O jardim pertenceu a uma antiga residência alemã, conhecida como Casa Prochelle. É possível vê-la do barco, durante o passeio.
Catedral
O melhor é o passeio de barco, realmente imperdível. Na cidade, há a Plaza de la Republica, a principal, com a Catedral (construção mais moderna) e prédios comerciais ao redor. O melhor acesso é pela peatonal (calçadão) Libertad.
Mais distante um pouco, para além do terminal de ônibus, estão o Torreón del Barro (1774), na Avenida Picarte, e o Torreón los Canelos (século XVII), na rua Yungay, fortificações erguidas para a defesa da cidade no período colonial, fazendo parte de um muro, que não mais existe.Mercado Fluvial
 
À noite, seguimos para Pucón, cuja viagem dura aproximadamente 3 horas. A passagem é muito barata: 3.500 pesos ou 7,60 dólares, pela Buses Jac ou Tur Bus, com boa disponibilidade de horários.


Arredores
A sudoeste de Valdivia, no local onde os rios Valdivia e Tornagaleones desaguam no Oceano Pacífico, há alguns fortes que podem ser acessados de barco. Embarcação - tour rio Valdivia
O de maior destaque é o Fuerte de Corral, construído pelos espanhóis em 1645 e restaurado no século XVIII, para defender o território de ataques de outros países europeus inimigos.
Há, também, o Fuerte Castillo de Armagos, a 30 minutos de caminhada do Corral ou acessível por barco; e o Fuerte Niebla, que inclui o Museo Castillo de Niebla, no lado norte do rio, no balneário de Niebla. Pode-se ir até lá de ônibus ou barco.
Passeio de barco
E na Isla Mancera, perto dali, existem muitas fortificações, herança do domínio espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.