Simone

A cidade é pequena, portanto, seus pontos turísticos podem ser percorridos a pé. Com 24 mil habitantes, foi fundada em 1768, como parte da estratégia do governo espanhol de fortificar Chiloé e prevenir-se contra ataques e invasões inglesas, portuguesas e holandesas, povos colonizadores da época.
 
Plaza de ArmasO Mercado Municipal e a Feira de Artesanato, na calle (rua) Arturo Prat, ao lado do Píer e próximos a Plaza (praça) de Armas. Ao redor dessa estão o prédio dos Correios, a Municipalidade, a Catedral San Carlos de Ancud (1840) e o Museu Regional Aurelio Bórquez Canobra (rua Ramírez). O táxi é bem barato e, geralmente, os taxistas fazem lotação, levando mais de um passageiro.
 
O museu regional, também conhecido como Museo Azul de las Islas de Chiloé, fica na rua Libertad, em frente à praça. É bem estruturado, com fotos da cidade e textos sobre o maremoto de 1960 e retratos da fauna e da ilha, com reprodução de sons. Nos jardins, algumas estátuas de pedra representando figuras lendárias do arquipélago, como o Trauco, ser mitológico que vive nas florestas.
 
Píer 2Píer

O Píer, no cruzamento com a Avenida Pratt, rende boas fotos.
 
Fuerte San AntonioMonumento no Fuerte San Antonio

O Fuerte San Antonio, na altura do cruzamento das ruas San Antonio e Cochrane, a cerca de 800 metros da Plaza de Armas, foi construído pelo governador Quintanilla em 1770 e simboliza a resistência do último reduto espanhol na América do Sul. A muralha, à beira-mar, é recortada por canhões. Perto dali, estão os fortes Castillo e Ahuyo.
 
Playa de Arena GruesaA 1 km do forte, encontra-se a Playa (praia) de Arena Gruesa.
 
As igrejas de Chiloé são um fenômeno arquitetônico único nas Américas, representante mais importante da arquitetura Chilota. Ao contrário de arquitetura colonial clássica espanhola, as igrejas são inteiramente feitas de madeira nativa com uso extensivo de telhas de madeira. As igrejas foram feitas para resistir ao clima úmido e chuvoso da região.
 
Erguidas entre os séculos XVIII e XIX, quando o Arquipélago de Chiloé ainda era uma parte das possessões espanholas da Coroa, as igrejas representam a fusão da cultura europeia jesuíta e nativa. Fazem parte do Patrimônio Mundial desde 2000.
 
Casas de madeiraSua outra grande atração são as palafitas, casas construídas sobre estacas de madeira.
 

Hospedagem e Gastronomia
Indicamos o Hostal Lluhay (rua Lorde Cochrane 458, próximo ao Píer). Muito aconchegante, uma decoração agradável (tem até lareira e piano), com ótimo atendimento e um café da manhã diferenciado, com bolo de chocolate, pães quentinhos e quitutes, suco, leite, chá e café. No local, há um bar também. Diária a 14.000 pesos ou 30 dólares.  Hostal
 
Nas proximidades da Praça das Armas, há o Hotel El Galeón Azul e o Hotel Balai.
 
Perto da Playa Brava, está o Cabanãs Vista al Mar; e próximo ao Balneário Arena Gruesa, há o Hostal Arena Gruesa e o Hotel Faros del Sur.
 
Um bom restaurante, que serve pratos fartos, é o Chilote Mena. Simples, mas com uma comida muito boa.
Almoço em Ancud




Arredores
Parque Nacional Chiloé
Localizado na costa oeste da Ilha Grande de Chiloé na Região de Los Lagos, foi criado em 1982. Abrange 43.057 km² e foi dividido em dois setores: o menor, chamado Chepu, que se localiza na maior parte na cidade de Ancud, enquanto o restante, chamado Anay, é situado nos municípios de Dalcahue, Castro e Chonchi. A maior parte do Parque é situado para as colinas de Cordillera de la Costa, conhecido nesta área, com a Cordilheira do Piuchén. As áreas protegidas são ambientes de dunas, mata e pântanos. Entrada no parque a 500 pesos ou 1,10 dólares. Os tours oferecidos pelas agências possibilitam caminhadas pelas trilhas do parque.Parque Nacional Chiloé
 
Península de Lacuy
A 14 km de Ancud, destacam-se a enseada de pescadores de Quetalmahue, rica em algas; o Museu Punta Quilo de Serafin Gonzalez, às margens do rio Quilo, a 20 km; e o Castelo San Miguel de Ahui, a 39 km.

O museu é rústico e interessante, contando a história do seu fundador, Serafin, um agricultor que vive ali com seus filhos, netos e bisnetos. Ao arar a terra, encontrou peças arqueológicas e acabou iniciando a busca por fósseis, bastante interessado na vida dos primeiros habitantes da ilha. Hoje, o museu que fica ao lado da sua casa, reúne diversos fósseis e pontas de flechas, pedras moldadas e outras peças. Não é cobrada uma taxa fixa, cada visitante colabora com o que quiser.Vista do Pacífico Sul, no Mirante
 
Pinguinera Puñihuil
A 30 km de Ancud, numa baía onde há 3 ilhas. No local, pode-se ver diversas espécies de aves, espécies aquáticas e, sobretudo, pinguins. Não é permitido descer nas ilhas, apensa circundá-las de barco, com acompanhamento de guias turísticos ou de pescadores locais.
 
Caulín Bay
Situado na costa oriental da ilha de Chiloé, entre o porto de Chacao e da cidade de Ancud mentiras Caulín Bay, é um verdadeiro santuário de pássaros.

A bela praia torna-se maior quando a maré está baixa e uma pousada para descanso de flamingos, cisnes de pescoço preto, garças e gaivotas, entre outros, durante as rotas migratórias.     
Todos os anos, mais de 60 espécies de aves passam por ali. As aves mais notáveis ​​incluem cisnes de pescoço preto, que atingem uma população de 1.500 exemplares, no verão, e os flamingos cor de rosa, com milhares de espécimes no outono e no inverno.
 
Na estação de ônibus de Ancud, há uma agência de turismo, Viajes Nativa (www.viajesnativa.cl). Vale a pena conferir os passeios oferecidos. Lá, você consegue um bom mapa da cidade também.
 
Ao lado da estação, há um banco onde se pode fazer câmbio.
 
No dia 08 de maio, às 8h05, pegamos um ônibus para Puerto Montt. A viagem dura cerca de 2h30. De lá, fomos para Valdívia, mais 3 horas e meia. Infelizmente, não há ônibus direto partindo de Ancud, é necessário ir até Puerto Montt. Passagem a 4.200 pesos ou 9 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.