Partimos de Brasília (DF) no dia 06 de maio, às 20h. É a nossa segunda vez no Chile. Dessa vez, o destino era o centro-sul do país.
A primeira parada foi em Santiago (1h45 da manhã), mas apenas para trocar de avião e seguirmos para Puerto Montt. Aguardamos quase 7 horas. O voo partiu, no dia 07, às 8h, chegando às 9h45.
Lá, do aeroporto pegamos um ônibus (1.800 pesos ou 3,90 dólares – há vários horários) até a estação rodoviária para, finalmente, pegar um ônibus ao nosso destino final: Ancud, porta de entrada do arquipélago de Chiloé (ao sul do Chile), ao norte da Isla Grande de Chiloé. O trajeto de 2 horas, aproximadamente, inclui uma travessia de barco (saindo de Pargua, a uns minutos de Puerto Montt). Pegamos o ônibus de 11h20 – passagem a 3.500 pesos ou 7,60 dólares, pela empresa Cruz Del Sur.
O arquipélago tem uma população de cerca de 150 mil pessoas, e uma superfície de 9.181 km². A Ilha Grande de Chiloé é a quinta em tamanho da América do Sul (depois da Terra do Fogo e as ilhas brasileiras de Marajó, Bananal e Tupinambarana).
A sociedade está isolada do continente e rodeada por canais, baías e pelo Oceano Pacífico. O isolamento é tanto que os locais só souberam da independência do Chile, decretada em 1810, três anos mais tarde e o arquipélago, formado por 40 ilhas, só foi anexado ao resto do Chile 16 anos depois. A região foi residência dos últimos colonizadores espanhóis da América do Sul.
Ancud é uma cidade no sul do Chile, localizada na parte norte do arquipélago e província de Chiloé (9.181 km²), na Região de Los Lagos. Inclusive, entre 1767 e 1982, foi capital da província. Durante o século XIX, com sua atividade marítima comercial intensa, tornou-se um importante centro de indústria e comércio, mas sofreu um declínio, após a construção do Canal do Panamá. Charles Darwin visitou a cidade em 28 de junho de 1834, durante sua segunda viagem a bordo do HMS Beagle. No século XX, um importante assentamento próximo à cidade foi fundado por imigrantes alemães, cujas atividades levaram ao crescimento do comércio, agricultura, pecuária e educação na cidade. No entanto, em 1912, Ancud sofreu com a competição da cidade de Puerto Montt, que foi ligada por via ferroviária com o resto do país.
Ancud foi fundada como fortaleza para resguardar o tráfego de embarcações que cruzavam o Cabo de Hornos, chegando a ser uma das fortalezas mais formidáveis do Pacífico Sul, sendo com os anos a base de expansão do Chile para o Sul. Hoje, é considerada uma importante cidade comercial e centro de operações de importantes empresas da área da pesca e salmoneiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário