Simone

Partimos de Brasília (DF) no dia 06 de maio, às 20h. É a nossa segunda vez no Chile. Dessa vez, o destino era o centro-sul do país.
 
A primeira parada foi em Santiago (1h45 da manhã), mas apenas para trocar de avião e seguirmos para Puerto Montt. Aguardamos quase 7 horas. O voo partiu, no dia 07, às 8h, chegando às 9h45.
 
Travessia de barcoLá, do aeroporto pegamos um ônibus (1.800 pesos ou 3,90 dólares – há vários horários) até a estação rodoviária para, finalmente, pegar um ônibus ao nosso destino final: Ancud, porta de entrada do arquipélago de Chiloé (ao sul do Chile), ao norte da Isla Grande de Chiloé. O trajeto de 2 horas, aproximadamente, inclui uma travessia de barco (saindo de Pargua, a uns minutos de Puerto Montt). Pegamos o ônibus de 11h20 – passagem a 3.500 pesos ou 7,60 dólares, pela empresa Cruz Del Sur.
 
O arquipélago tem uma população de cerca de 150 mil pessoas, e uma superfície de 9.181 km². A Ilha Grande de Chiloé é a quinta em tamanho da América do Sul (depois da Terra do Fogo e as ilhas brasileiras de Marajó, Bananal e Tupinambarana).
 
A sociedade está isolada do continente e rodeada por canais, baías e pelo Oceano Pacífico. O isolamento é tanto que os locais só souberam da independência do Chile, decretada em 1810, três anos mais tarde e o arquipélago, formado por 40 ilhas, só foi anexado ao resto do Chile 16 anos depois. A região foi residência dos últimos colonizadores espanhóis da América do Sul.
 
Ancud, no arquipélago de ChiloéAncud é uma cidade no sul do Chile, localizada na parte norte do arquipélago e província de Chiloé (9.181 km²), na Região de Los Lagos. Inclusive, entre 1767 e 1982, foi capital da província. Durante o século XIX, com sua atividade marítima comercial intensa, tornou-se um importante centro de indústria e comércio, mas sofreu um declínio, após a construção do Canal do Panamá. Charles Darwin visitou a cidade em 28 de junho de 1834, durante sua segunda viagem a bordo do HMS Beagle. No século XX, um importante assentamento próximo à cidade foi fundado por imigrantes alemães, cujas atividades levaram ao crescimento do comércio, agricultura, pecuária e educação na cidade. No entanto, em 1912, Ancud sofreu com a competição da cidade de Puerto Montt, que foi ligada por via ferroviária com o resto do país.
 
Ancud foi fundada como fortaleza para resguardar o tráfego de embarcações que cruzavam o Cabo de Hornos, chegando a ser uma das fortalezas mais formidáveis do Pacífico Sul, sendo com os anos a base de expansão do Chile para o Sul. Hoje, é considerada uma importante cidade comercial e centro de operações de importantes empresas da área da pesca e salmoneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.