Simone

O Chile possui um território incomum, com 4.300 km de comprimento e, em média, 175 km de largura, dando-lhe um clima muito variado, indo do deserto mais seco do mundo: o Atacama,
no norte do país, um clima mediterrâneo no centro, até um clima alpino propenso a neve ao sul, com geleiras, fiordes e lagos.
Vale da Lua - a atração mais famosa
O deserto do norte chileno contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre. A área relativamente pequena central domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro cultural e político do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões norte e sul. O sul do Chile é rico em florestas e pastagens e possui uma cadeia de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas. E a Cordilheira dos Andes está localizada na fronteira oriental. Toda essa variação climática proporciona um ambiente maravilhoso para o cultivo de uvas viníferas. O Chile é o quinto maior exportador de vinhos do mundo.


O Chile tem uma economia dinâmica e orientada para o mercado, caracterizada por um elevado nível de comércio exterior.

Ao longo dos últimos anos, o Chile assinou acordos de livre comércio com a União Europeia, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Singapura, Brunei, China e Japão.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concordou em convidar Chile para estar entre os quatro países para abrir discussões para se tornar um membro oficial da organização. O país foi convidado a participar da organização em dezembro de 2009 e aprovado em janeiro de 2010.

O elevado nível de poupança doméstica e as taxas de investimento ajudaram a impulsionar a economia do Chile para taxas de crescimento médio de 8% durante a década de 1990. O sistema de pensões nacionais privatizadas (AFP) tem incentivado o investimento doméstico e contribuiu para uma estimativa de taxa de poupança total nacional de cerca de 21% do PIB.

O Chile é o quinto maior exportador de vinhos do mundo.

A taxa de desemprego pairava no intervalo de 8%-10% após o início da desaceleração econômica em 1999, acima da média de 7% em 1990. Desemprego finalmente caiu para 7,8% em 2006, e manteve a queda em 2007, com uma média mensal de 6,8% (até agosto). Os salários subiram mais rapidamente do que a inflação, como resultado da maior produtividade, aumentando o padrão de vida nacional.

A inflação não ultrapassa os 5% desde 1998. Chile registrou uma taxa de inflação de 3,2% em 2006.

Em de 2006, o Chile investiu apenas 0,6% do seu PIB anual em pesquisa e desenvolvimento (I&D). Para além da sua estabilidade econômica e política em geral, o governo também tem incentivado o uso do país como uma "plataforma de investimento" para planejamentos de corporações multinacionais. A abordagem do Chile para o investimento estrangeiro direto está codificada na Lei de Investimento Estrangeiro, que dá aos investidores estrangeiros o mesmo tratamento que os chilenos.

De acordo com o CIA – The World Factbook, a renda per capita chegou a USD 15.500,00 em 2011, o maior rendimento per capita da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.