Simone

Criado pelo Decreto Estadual nº 9.414 de 20 de janeiro de 1977, o Parque Estadual de Ilhabela preserva uma das maiores áreas de floresta inclusas nos 3% do que ainda resta da Mata Atlântica do estado de São Paulo. Com árvores de 20 a 30 metros de altura e muitas epífitas (bromélias, caraguatás e orquídeas), o parque reserva uma floresta densa, em que pode ser observada a vida de todo ecossistema e seus recursos naturais.

Há cristas e picos de montanhas com mais de 1300m de altitude cobertos de floresta; praias; córregos e riachos que se lançam pelas encostas em mais de 250 cachoeiras de todos os tamanhos; rios que serpenteiam a planície litorânea formando manguezais; ilhas, ilhotas e lajes que abrigam uma diversificada flora e fauna.

Os 27.025 hectares do parque englobam 85% do município de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião, sede do município, as ilhas de Búzios e da Vitória, entre outras que compõem o arquipélago integrante da rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente.
A ilha de São Sebastião, a maior do arquipélago, apresenta um relevo bastante acentuado, com destaque para os picos do Baepi, com 1.025 metros; o do Papagaio, com 1.037 metros; e o de São Sebastião, com 1.379 metros. Essas grandes formações formam uma barreira para os ventos carregados que vêm do mar. Por essa razão, o clima da região é o tropical úmido, com grande ocorrência de chuvas.
A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, como a restinga e o mangue, abrigam centenas de mamíferos como o macaco-prego, o caxinguelê e a rara jaguatirica. Tucano, maritaca, tiê-sangue, macuco, gavião-pega-macaco, apuim-das-costas-amarelas, jacu e jacutinga, entre outros pássaros, compõem a avifauna do local. Algumas espécies são endêmicas (só existem nesse ecossistema), como o cururuá, um rato peludo que vive na restinga de Ilhabela. O arquipélago serve também de refúgio para espécies de aves migratórias que lá encontram estada e alimento, durante o intervalo de suas jornadas anuais.

O Parque Estadual de Ilhabela é uma das Unidades de Conservação que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica, PPMA. Executado através de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e o banco alemão KFW e inserido no Programa de Conservação Financeira Brasil Alemanha, o projeto está investindo recurso na fiscalização, implantação e consolidação das Unidades de Conservação, assim como no apoio aos programas de educação ambiental.

No parque, os recursos aplicados na aquisição de veículos e equipamentos, sistemas de comunicação e treinamento de pessoal estão melhorando a qualidade das ações de fiscalização e outras atividades. A elaboração do Plano de Gestão Ambiental é uma das principais metas do PPMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.