Simone

Acredita-se que o arquipélago tenha surgido na cartografia dos colonizadores espanhóis a partir de 1529, sendo reclamadas oficialmente por estes, a partir de 1589, como parte da Província de Venezuela.
No século XVIII, a Sociedade Mercantil Real Companhia Guipuzcoana estabelece-se na ilha e nomeia as primeiras ilhas do arquipélago (Gran Roque, Carenero e Cayo Sal). Também, nesta época, começam a chegar alguns pescadores.

Em 1871, o então presidente Antonio Guzmán Blanco integra as ilhas ao chamado arquipélago Colón, divisão administrativa criada para agrupar parte dos territórios caribenhos venezuelanos.


Por volta de 1886, registra-se a chegada de habitantes vindos das Antilhas Holandesas – Aruba e Curaçao –, que deixaram como legado alguns dos nomes exóticos dados para algumas ilhas ou “cayos” (Francisquí, Madrisquí, Crasquí).

A partir do ano 1910, começa a consolidar-se o povoado do Gran Roque com famílias provenientes da Isla de Margarita, sobretudo pescadores.

Em 20 de julho de 1938, as ilhas são integradas às Dependências Federais da Venezuela, todavia apenas a partir de 08 de agosto de 1972 o arquipélago é declarado Parque Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.