Simone

Nós contratamos um taxista que nos levou pelas praias. Tiramos fotos e mergulhamos em algumas. Ele cobrou R$ 60. Tem que pechinchar, não vá fechando negócio com o primeiro. O preço começou em R$ 90. Pode-se, ainda, alugar um buggy para ir até os locais mais afastados.

Antes do passeio com o taxista, fizemos a tradicional travessia de jangada (a maré tem que estar baixa) até as piscinas naturais na praia de Porto de Galinhas, que fica no centro. Há inúmeras jangadas na praia, basta escolher uma. Em 5 minutos chegamos às piscinas (são as mais acessíveis em todo o nordeste brasileiro). A paisagem é bela. São inúmeros peixinhos, em águas bem cristalinas. Fomos bem cedo.

A praia de Porto de Galinhas tem 4 km de praia de areia branca e batida, coqueiros, águas transparentes e mornas. Lá pode-se, além do passeio de jangada, alugar buggys ou outros carros para visitar as demais praias ou, ainda, equipamentos de mergulho.

O comércio funciona normalmente até mesmo depois da meia-noite, sobretudo nos períodos de alta estação.

Almoçamos no centro mesmo. Há vários restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, lojinhas e extensos calçadões para caminhar.

À tarde, iniciamos nosso tour pelo litoral. São 10 praias. Visitamos 5, além da praia do centro (Porto de Galinhas).

Muro Alto: é lá que existe a piscina natural mais profunda da região de Porto de Galinhas, com até 10 m de profundidade e 3 km de extensão. É excelente para nadar.
O nome “muro” vem de uma barreira de areia que isola a praia emoldurada por coqueiros. A formação de arrecifes cria a imensa piscina natural, sem ondas e muito clara. É comum ver por ali pequenos barcos a vela e caiaques.
Também é conhecida pelo complexo de resorts, hotéis e casas para temporada.

Cupe: localizada ao norte da Vila de Porto de Galinha
s, possui 4,5 mil m de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas boas para banho. Acesso pela estrada asfaltada de Muro Alto, a partir do Posto da Polícia Rodoviária na Rodovia PE9. Após 1 km da estrada de Muro Alto fica o caminho não pavimentado que, pelo meio da mata, dá acesso à praia. Nos trechos sem arrecifes, a praia tem muitas vezes ondas fortes e exige atenção redobrada dos banhistas.
A praia do Cupe concentra a maior parte dos hotéis e pousadas, muitos à beira-mar. Também reúne muitas casas de veraneio, em geral organizadas em condomínio.

Maracaípe: de clima jovem e descontraído, é conhecida como o paraíso dos surfistas, já fazendo parte do calendário nacional e internacional do surfe pelas suas águas claras e ondas fortes.
Maracaípe conquista o visitante por sua beleza natural e extensa rede de coqueiros. O acesso por carro é feito por uma estrada que acompanha a areia da praia em quase toda sua extensão até a Vila de Todos os Santos, onde há bares e restaurantes, praticamente, à beira-mar.
Cuidado: é preciso atenção para não atolar o carro em alguns trechos de areia fina.

Pontal Maracaípe ou Praia do Pontal: formada na foz do rio Maracaípe, o Pontal oferece como atrativo águas mornas e claras. É uma excelente opção de banho para quem gosta de águas calmas.
É a continuação da praia de Maracaípe. Lá, você vai encontrar bancos de areia e bancos de corais. Vale também navegar pelo rio Maracaípe (de jangada, lancha ou caiaque) a fim de apreciar os manguezais à margem. Ali podem ser vistas espécies como siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamus.
No Pontal há restaurantes e bares que colocam suas mesas nas águas rasas do rio, onde os turistas podem apreciar petiscos e almoçar.

Há, também, a praia semi-deserta de Camboa, a mais próxima do Porto de Suape. São 1500 m de praia de águas tranquilas, com piscinas naturais (na maré baixa) e coqueiros em toda sua extensão.
O acesso deve ser feito de buggy ou a pé a partir da Praia de Muro Alto.


A praia de Enseadinha fica do outro lado do Pontal Maracaípe e tem características semelhantes: recifes de corais, ondas fracas, vegetação de mangues. É uma praia bem deserta.
Na maré baixa consegue-se atravessar a pé do Pontal até lá. Pode-se, também, caminhar a partir da Praia de Serrambi.
Importante: para voltar a pé para o Pontal, só com a maré baixa. Caso perca a hora, volte por Serrambi de táxi ou de bubby até Porto de Galinhas.

Serrambi é um lugar para se descansar, sem o agito da Vila de Porto de Galinhas. Fica vizinha a Maracaípe.
Conheça a “Piscininha”, em que uma parte dos rochedos de corais deixa a água passar formando uma pequena piscina quando a maré fica seca. Passeios de barcos levam os visitantes para conhecer o santuário ecológico do rio Serinhaém, com manguezais e um belo cenário.
As riquezas de Serrambi vêm do fundo do mar, dos corais que surpreedem quem passa pela praia. Na maré baixa, piscinas naturais são o maior atrativo. Em qualquer época do ano, praticantes de mergulho podem exercitar ali o esporte, com saídas para conhecer naufrágios na profundidade de suas águas
cristalinas.
No passado, só havia em Serrambi a vila de pescadores e um açude, chamado pelos moradores de Pocinho, de onde se podia observar peixinhos coloridos. Atualmente, a praia conta com infraestrutura de bares e casas de veraneio, porém mantendo seu estilo rústico.

A praia das Cacimbas é, na verdade, uma grande piscina natural de águas translúcidas, rodeadas por recifes. Daí surgiu o nome que a popularizou: cacimbas são recipientes de armazenamento de água. Esta praia é apropriada para banho somente na maré baixa, pois em alguns trechos o mar agitado forma fortes ondas, melhores para os surfistas.
Cacimbas possui também grutas esculpidas em pedra pelas águas do mar. Devido à posição geográfica, proporciona um lindo pôr-do-sol. A principal atração é uma formação de recifes de arenito de aproximadamente 50 m de largura. Quando a maré desce, formam-se piscinas naturais de águas calmas e mornas.

Barreira de recifes, areia branca e batida e piscinas naturais foram o cenário da praia de Toquinho: reta, com mar agitado, cercada por coqueirais. Aliás, nos anos 70, toda a região contemplava uma fazenda de cocos. E foram justamente esses tocos de coqueiros que originaram o seu nome.
É um lugar tranquilo, pouco freqüentado pelos turistas. Há condomínios de luxo no entorno e, na orla, bares simples que servem petiscos, bebidas e água de coco.
Ao sul, a praia faz divisa com Barra de Sirinhaém, no município vizinho de Sirinhaém, sendo possível, inclusive, avistar a bela Ilha de Santo Aleixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.