Simone

Porto de Galinhas localiza-se no município de Ipojuca, que oferece mais de 18 km de praias de areia branca e batida com águas transparentes e mornas, repletas de coqueiros e afastadas do burburinho urbano, apesar de estar a somente 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE).

São praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas
praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal Maracaípe. As piscinas naturais, no centro de Porto de Galinhas, são belíssimas. Suas águas mornas e cristalinas transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais.

Possui boa estrutura para os turistas, com restaurantes, bares, lanchonetes, mercados, lojas, feira de artesanato, pousadas, hotéis, casas de veraneio e resorts.

O clima é quente quase o ano inteiro, com temperaturas que variam entre 24°C e 32°C.

De setembro a março as estrelas de Porto de Galinhas são as tartarugas-marinhas. As espécies chegam à região para desova e os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal Maracaípe e a praia de Muro Alto. Em cada ninho são depositados aproximadamente 120 ovos e o nascimento dos filhotes acontece à noite.

História
A colonização de Ipojuca teve início em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca; essas terras são bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região.

Quando os holandeses invadiram Pernambuco, já havia diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do Capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa ocorreu em 23 de julho de 1645.

Dessa forma, Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos – Suape e Porto de Galinhas – além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial; Galinhas ganhou esse nome porque era assim que se se referia aos escravos chegados da África, naquele período.

O distrito de Ipojuca foi criado pela Lei Municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.