Simone

No dia seguinte, às 17h, partimos para Puerto Varas. São 13 horas de viagem. Pela empresa Pullman pagamos 9.000 pesos chilenos (cerca de 18 dólares). A cidade tem 28 mil habitantes e fica às margens do Lago Llanquihué. Famosa por suas “casas de boneca”, teve importante influência da colonização alemã.

Puerto Varas é a porta de entrada para o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde estão, entre outras atrações, o Lago Todos los Santos e o Vulcão Osorno.

Lá tudo pode ser feito a pé. À beira do lago, na Avenida Costanera, e no centro, estão a maioria dos hotéis, agências de turismo e restaurantes. Ficamos na Hospedaje EllenHaus (Calle Walker Martinez, 239), bem próximo do lago. Típica residência alemã, limpa e aconchegante. Diária para casal a 25 dólares. As cobertas eram bem quentes, pois estava muito frio e não havia calefação no nosso quarto.
Além do lago, outro ponto de referência é a Plaza de Armas, o porto e o Mercado Municipal que são bem movimentados. Na parte alta da cidade, localiza-se grande parte das antigas casas, construídas por alemãos e a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus, de 1915.
O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales foi fundado em 1926 e é o mais antigo do Chile. Em seus 253 mil hectares, os pontos mais altos correspondem aos picos dos vulcões, como o El Tronador, Osorno, Pontiagudo e Casablanca.

No tour que fizemos, paramos em um restaurante bem à frente do Vulcão Osorno (com 2.661 m, sua última erupção foi em 1835). Depois, seguimos para o Lago Todos los Santos (com 175 km² de extensão) ou Lago Esmeralda, como é conhecido, devido à cor das suas águas. Lá, fizemos um belo passeio de barco. Na volta, passamos pelos Saltos do Rio Petrohué (o ingresso para esse é separado: US$ 2).
Partimos de Puerto Mont, a 23 km de Puerto Varas. Há ônibus circulando entre as cidades a cada cinco minutos e a passagem custa menos de US$ 1. De lá, o tour fica bem mais barato do que se pagar em Puerto Varas, mas também fomos até lá para conhecer a cidade. No terminal de buses, há várias agências de turismo. Observação importante: essas duas cidades são os melhores locais para ficar para quem quer conhecer o vulcão Osorno. Não confundir com a cidade Osorno, que apesar do mesmo nome do vulcão, fica distante 110 km.

Cidade portuária, Puerto Mont localiza-se em um vale com algumas montanhas à sua volta. Serve de passagem entre o norte e toda a região sul do país. Cercada pelo Golfo Reloncaví, é o principal acesso ao balneário de Pelluco, distante 4 km.
A cidade tem esse nome em homenagem a Manoel Montt, ex-presidente chileno (1851-1861). Nesse período, a colonização da área se intensificou.