Simone


O Agra Fort (Forte de Agra), também referido como Lal Qila e Forte Vermelho de Agra ou simplesmente Forte Vermelho, localiza-se a 2,5 km do Taj Mahal. A cidade-palácio fortificada (do século XVI) encontra-se classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Foi habitado por importantes personalidades, dentre os quais se destacam os nomes dos imperadores Babur, Humayun, Akbar, Jehangir, Shah Jahan e Aurangzeb, que, dali, comandaram o Império Mogol.

Foi estabelecido pelo imperador mogol Akbar e, em sua capacidade como base militar e residência real, serviu como sede do governo quando a capital mogol estava em Agra, ou seja, até o ano de 1638. Nesta data, a capital do império foi transferida de Agra para Déli.

Composto por palácios, jardins, torres, mesquitas e diversos quartos, a estrutura tem uma área de 380.000 m². Seu muro externo é duplo, com mais 20 metros de altura e 2,5 km de circunferência. Sua construção foi tão bem planejada e executada, que parte do forte continua sendo usada atualmente pelo exército indiano.

Sua principal característica são as paredes avermelhadas, devido às pedras de arenito vermelho usadas na construção. Contudo, o forte tem diversas estruturas de mármore branco e magníficos jardins, tornando a visita extremamente agradável aos olhos. É bom visitá-lo sem muita pressa. Ingresso: INR 550 (US$ 7,50).

O Jama Masjid fica quase em frente ao Agra Fort e oferece vista para a Estação de Trem Agra Fort. Também é popularmente conhecido como o Jami Masjid ou "Mesquita de sexta-feira". É uma das maiores mesquitas da Índia.

Construída com arenito vermelho e mármore branco (sendo as paredes e os tetos pintados na cor azul), a mesquita também faz parte da herança Mogol do século XVII da cidade. Foi erguida sob ordens do imperador Shah Jahan em 1648 como um presente para sua filha, Jahanara Begum.

O Akbar’s Mausoleum (Túmulo de Akbar) é a tumba do imperador mogol Akbar e uma importante obra arquitetônica mogol.

A construção da tumba (que se deu entre 1604 e 1613) foi completada por seu filho, o príncipe Salim, também chamado Jahangir. Akbar planejou a tumba e selecionou um local adequado para ela. Após sua morte, Jahangir, filho de Akbar, deu continuidade à obra. Durante o tempo do governante islâmico Aurangzeb, os rebeldes Jats se levantaram contra ele sob a liderança de Raja Ram Jat e tomaram o controle do Agra Fort e, ainda, saquearam a tumba de Akbar, levando ouro, joias, prata e tapetes, tudo. Raja Ram Jat ainda abriu o túmulo e arrastou os ossos de Akbar, em vingança à morte de seu pai Gokula. Em resposta, Aurangzeb capturou Raja e o matou impiedosamente.

Um grande portão rodeado de 4 minaretes é a entrada para o edifício (também em arenito vermelho e mármore branco) onde está o túmulo.

Fica a uns 9-10 km do Jama Masjid e do Agra Fort.

O Tomb of Itimad-ud-Daulah (Baby Taj) é um mausoléu de mármore branco de estilo Mughal, incrustado com pedras semipreciosas e apelidado de "Baby Taj". É menor e também proporciona vistas para o rio Yamuna. Fica a 6 km do Taj Mahal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.