Simone


A cidade de nome complicado cuja tradução é “A Fortaleza Vermelha sobre o Rio Tauber” está localizada no estado da Baviera, no distrito Ansbach, a 65 km a oeste de Nuremberg.

A cidade, cortada pelo rio Tauber, e com um belo e conservado centro histórico, atrai muitos turistas.

Muralhas com mais de 10 m de altura, torres e portas da Marktplatz (Praça do Mercado), Rathaus, ou Rothenburg Town Hall (Prefeitura com sua torre de mais de 50 m), fontes e inúmeras construções góticas e casinhas coloridas são algumas das suas atrações.

Ao norte da Marktplatz (Praça do Mercado) está a obra-prima que é a Igreja de St. James ou St. Jakob (construída entre 1311 e 1484), com duas torres belíssimas (uma de 55 metros e outra de 58 metros) e esculturas do grande escultor do século XVI, Tilman Riemenschneider. Está incluída na peregrinação de Santiago de Compostela, Espanha. Inicialmente católica, mais tarde se tornou uma igreja protestante e ainda é a principal igreja em Rothenburg

Ao sul da praça, está o chamado Plönlein, tido como um dos locais mais fotogênicos de toda a Alemanha. O lugar é uma espécie de bifurcação, ou encontro de vias, que forma uma pequena quadra triangular. Do lado esquerdo, se vê a Siebers Tower, uma construção de 1385, e na via da direita, o Portão de Kobolzell, de 1360. Uma enorme casa típica em tons amarelados divide as duas ruas, bem no centro do cenário.

Outras igrejas da cidade são Franziskanerkirche (Ordem Franscicana), datada de 1309; a St.-Johannis-Kirche, de 1200, tendo sido redesenhada para o estilo gótico em 1400 (do alto da sua torre oferece uma bela vista); a St. Wolfgangskirche; aHeilig-Geist-Kirche (Igreja do Espírito Santo), de 1308; e a St. Peter-Und-Pauls (a mais antiga, de 960).

A pequena cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, tem museus respeitáveis (a poucos minutos da Marktplatz). O mais impressionante é o Medieval Crime and Punishment Museum, com uma coleção impressionante de instrumentos de torturas medievais. Fica na Burggasse 3.

O museu de Reichsstadtmuseum, ou “Museu Imperial da Cidade”, também é interessante. Criado a partir da estrutura original de um antigo convento de 1258, o espaço expõe incontáveis peças do cotidiano medieval, como armas, armaduras, esculturas, ferramentas, vestimentas – contando a história não apenas de Rothenburg ob der Tauber, mas do cotidiano dos germânicos na Idade Média. Situado na Klosterhof 5.

Vale destacar a Fundação Käthe Wohlfahrt, instituída em 1964 e especializada na venda de apetrechos e decorações de Natal. Tem diversas lojas no país, representações em outros países e é organizadora de feiras temáticas em vários locais. Sua sede está em Rothenburg ob der Tauber que abriga também um museu temático de Natal. Localizada na Postfach 1334.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.