Simone




A Lituânia é uma das três Repúblicas Bálticas. As outras duas são Letônia e Estônia. Todas pertenceram à União Soviética, no período de 1940 a 1991. Recuperaram sua independência em 1991 e, atualmente, são conhecidas como Estados Bálticos.

Limita-se ao norte com a Letônia, a leste e ao sul com a Bielorrússia, ao sul com a Polônia, ao sul e a oeste com Kaliningrado e a oeste com o mar Báltico.

Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. Outras cidades importantes são Kaunas e Klaipėda. E Trakai, a 30 km da capital, atrai turistas com um castelo localizado em uma ilha.

É um dos países-membros da União Europeia. Atualmente é um país desenvolvido, possuindo bons indicadores sociais, refletindo no fato do país possuir o 35° mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2013 e o 41° maior PIB PPC per capita entre os países do mundo segundo dados do Banco Mundial para o ano de 2013.

Mencionada pela primeira vez a 14 de fevereiro de 1009, a Lituânia cresceu até se tornar uma nação relevante na Idade Média. Considera-se que a data de constituição do estado é a da coroação oficial do rei Mindaugas, a 06 de julho de 1253 em Voruta (atual Vilnius), que uniu os duques lituanos rivais numa nação e estado.

Vilnius está localizada na confluência dos rios Vilnia e Neris e rodeada por montanhas arborizadas.

Uma das pontes que corta a cidade chama-se Mindaugas: nome do primeiro Grão-Duque conhecido da Lituânia e coroado como Rei da Lituânia em 1251. Ele é considerado o fundador do estado lituano e o primeiro líder a unificar os bálticos.

A língua oficial é o lituano e a moeda, o euro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.