Simone


No finalzinho do centro histórico, está o Portão Sueco (Zviedru Varti).  Construído em 1698, durante o período de domínio da Suécia, é a única porta de entrada que permanece de pé. Um pedaço de muro foi reconstruído e uma única torre resistiu às guerras medievais e aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Saindo da Old Town fica o belo Parque Kronvalda, cortado por um canal onde se pode fazer um passeio de barco, atravessando todo o parque, a cidade, entrando no Rio Daugava e voltando ao ponto de partida. Mais informações e preços nesse site: rivercruises.lv/en

Outros belos parques onde o passeio de barco é possível são o Pilsetas Kanals e o Vermanes Garden.


Perto dali fica o imponente e simbólico Monumento da Liberdade (Freedom Monument ou Brīvības Piemineklis, em letão), um tributo aos soldados que morreram lutando pela independência do país. O monumento de granito e de 42 metros de altura, financiado por doações públicas, foi erguido em 1935 no local onde antes havia uma estátua do czar Pedro (o Grande) para celebrar a (primeira) independência do país. As três estrelas no alto d marco representam as três regiões culturais da Letônia: Kurzeme, Vidzeme e Latgale.

Diariamente, os letões deixam flores sob a inscrição Tēvzemei un Brīvībai – Para a Pátria e para a Liberdade.

Outro monumento na cidade homenageia o poeta letão Janis Rainis (1865 a 1929).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.