Simone

Em 07 de setembro de 2016 chegamos (conexão em Paris) a Reykjavík (ou Reikjavik), capital da Islândia.

Já saímos do aeroporto com carro alugado (incluindo o router – internet a bordo).

O primeiro hotel em que nos hospedamos foi Fit Guesthouse Keflavik Airport (Fitjabraut 6B / 260 Keflavík). Diária (casal) por volta de 15.000 ISK (US$ 150).


A Islândia é um país nórdico em uma ilha no Oceano Atlântico Norte. É um dos países mais desenvolvidos do mundo, tem uma população de 332.529 e uma área de 103.000 km2, tornando-se o país mais escassamente povoadas da Europa. O interior consiste de um planalto caracterizado por campos de areia e lava, montanhas e geleiras, enquanto muitos rios glaciais correm para o mar através das planícies.

O relevo é bastante montanhoso e há intensa atividade vulcânica. Um fenômeno natural muito frequente na Islândia são os gêiseres – fontes intermitentes de água quente, de origem vulcânica, cuja erupção provoca o lançamento de água para o ar. Aliás, água é uma presença marcante no país: glaciares, rios (muitos rios correm para o mar através das planícies) e quedas d’água compõem o belo cenário.

E viajar de carro permite que se aprecie melhor tanta beleza. As cachoeiras são próximas às estradas que, por sinal, são perfeitas. Além da paisagem exótica, campos de areia e lava, montanhas e geleiras, as ovelhinhas também dão um toque especial à vista. É uma das carnes mais consumidas no país (elas são criadas, em sua grande maioria, soltas), além da carne da baleia.

Historicamente, a economia da Islândia depende fortemente de pesca (mas a sua importância na economia vem diminuindo), que ainda fornece 40% das receitas de exportação e emprega 7% da força de trabalho.

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país caso o plano seja permanecer por até 90 dias. O importante é que seu passaporte seja válido por, pelo menos, 6 meses além da data de retorno marcada.

Para visitar o país, é recomendável economizar. Os preços de hospedagem e de alimentação, assim como os ingressos de museus, são “salgados”. Em compensação, a maioria das atrações naturais são gratuitas. 

A moeda é a coroa islandesa (ISK). I ISK vale 0,0097 dólares. Ou seja, 1 dólar vale 103 coroas islandesas, aproximadamente.

A língua oficial é a islandesa. A maior parte da população islandesa fala inglês, e por este motivo, se você é fluente nessa língua não terá nenhum problema em não entender uma só palavra em islandês.


Para aqueles que queiram aprender um pouco da língua local, vale a pena consultar o site da Universidade da Islândia (em inglês), onde é oferecido um curso online básico e gratuito de islandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.