Simone

Um circuito famoso no país é o Golden Circle (Círculo Dourado). A Gullfoss (“Golden Falls” em inglês), uma cachoeira localizada no cânion do rio Ölfusá, é uma das atrações do circuito.

Com uma quantidade média de água corrida de 140 metros cúbicos (4.900 pés cúbicos) por segundo no verão e 80 metros cúbicos (2.800 pés cúbicos) por segundo no inverno, é uma das atrações turísticas mais populares do país.

Durante a primeira metade do século XX e alguns anos até o final do século 20, houve muita especulação sobre o uso de Gullfoss para gerar eletricidade, mas hoje a cachoeira é uma área protegida.

Junto ao rio Ölfusá, está a pequena cidade de Selfoss, na parte sul da ilha, a 52 km de Reykjavík. Tem cerca de 6.512 habitantes.

A 15 minutos dali está a Kerid Crater (ou Kerith Crater), outra atração do Círculo Dourado. É um lago de cratera vulcânica localizada na área de Grímsnes com cerca de 55 m (180 pés) de profundidade, 170 m (560 pés) de largura e 270 m (890 pés) de diâmetro. Impressiona o contraste entre as rochas avermelhadas e a água verde do lago.

Ao norte (cerca de 50 km) está o Selfoss Geyser. Aliás, há muitos gêiseres na Islândia.

Os gêiseres de Haukadalur estão localizados no sudoeste do país e são uma famosa atração da rota círculo dourado. O Grande Geysir (Strokkur) e o Lilti (pequeno) são bastante fotografados. A temperatura da água vai de 80 a 100ºC. O local é tão turístico que há até um hotel bem em frente aos gêiseres (Hotel Geysir).

Um ponto turístico a 4 horas de Selfoss, mas bastante visitado, sobretudo no inverno, é o glaciar Jökulsárlón e a sua lagoa de icebergs.

A 1 hora dali (71 km), outra bela cachoeira: a Gljúfrafoss (Canyon Waterfall) ou Cachoeira da Garganta. No local, há quiosques vendendo souvenirs e lanches.

A duas horas da cachoeira Gljúfrafoss e a 45 minutos (48 km) da capital Reykjavík está um dos maiores atrativos do país – a Lagoa Azul Spa Termal, em Grindavík. É uma lagoa artificial que é alimentada pela saída de água da usina geotérmica nas proximidades Svartsengi e é renovada a cada dois dias. É uma das atrações mais visitadas do país.

A duas horas da capital está a pequena e charmosa vila de Vik, a aldeia mais austral do país e a terra das famosas Reynisdrangar Cliffs (falésias/estacas de basalto saindo do mar) na praia negra cujo nome oficial é Reynisfjara. As colunas/estacas de basalto impressionam pela beleza exótica.

Em 1991 essa praia de areia preta que foi classificada como uma das dez mais belas praias não tropicais do mundo.

Outro atrativo da vila, um pouco antes de chegar à praia (10 minutos), é a igreja Vik i Myrdal.

Continuamos na estrada e chegamos à Skógafoss (Cachoeira da Floresta). É uma das maiores cachoeiras do país, com uma largura de 25 metros e uma altura de 60 metros.

O Pingvellir ou Thingvellir é um vale situado no sudeste da Islândia, considerado um dos lugares históricos mais importantes do país e, também, incluído na rota turística do Círculo Dourado.

Þingvellir foi declarado Parque Nacional em 1928 devido à sua importância histórica, assim como por suas características tectônicas e vulcânicas.


A independência islandesa foi proclamada neste lugar em 17 de junho de 1944, e hoje o parque funciona como casa de verão do primeiro-ministro do país, além de ser proclamado como Patrimônio da Humanidade em 2004.

O Rio Öxará atravessa o parque e forma uma cascata no Almannagjá, chamada Öxarárfoss.



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.