Simone

Começamos visitando a cidade de Monreale, que faz parte da área metropolitana de Palermo, a 5 km de distância. Sua maior atração é a Cattedrale di Morneale (declarada patrimônio Mundial pela Unesco). De ônibus AMAT (389), ou AST’s Monreale Bus, o percurso até ali demora um pouco: 35 minutos. Este último sai da Piazza Indipendenza, em Palermo.

A cidade, nas encostas do Monte Caputo, teve sua origem no século XI.

A Catedral, de arquitetura normanda, árabe e bizantina, é o grande destaque da Piazza Guglielmo II Normanno (Praça Norman William II), construída sob as ordens de William II (rei da Sicília de 1166 até a sua morte em 1189), entre 1172 e 1176. Duas torres contornam envolvem o pórtico de entrada. No interior, mosaicos de ouro reluzente retratam histórias do Velho Testamento. William II é lembrado como um dos monarcas que tiveram grande benevolência popular. Seu sarcófago, inclusive, está no interior da igreja.

Outra praça adjacente à Praça da Catedral é a Piazza Vittorio Emanuele, com belos prédios históricos e uma fonte ao centro.

A 4 minutos de caminhada está o Santuário SS. Crocifisso alla Collegiata (conhecido como Collegiata), na Via Umberto I. A singela igreja foi erguida entre 1716 e 1719.

Outro ponto interessante é o Museo Diocesano Monreale, na Via Matteo Bonello. Exibe arte sacra e sua localização oferece uma bela vista do Golfo de Palermo.

Dali se acessa o Belvedere, uma espécie de jardim/parque repleto de árvores e de onde também se avista Palermo. É cercado pelas fortificações de um antigo mosteiro e sua bela torre.

O local parece uma minicidade. O comércio é intenso. Muitos restaurantes (almoços a € 13 com entrada, primeiro e segundo prato, sobremesa – fruta e bebida), cafés, lojinhas e feirinhas. Por lá, vimos o tradicional limoncello, um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália. Outro produto local é o quaresimali, um biscoito caseiro de amêndoa.


Para quem estiver de carro, há um grande estacionamento (pago) que dá acesso à praça da Catedral. O banheiro também é pago (€ 0,50).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.