Simone

A região de Agrigento é uma zona portuária, portanto, sua maior beleza não está nas praias. No entanto, tem uma orla agradável e muitos restaurantes na colina que oferecem uma vista da área arqueológica do Vale dos Templos(Valle Dei Templi) – este, sim, seu maior tesouro. É o mais impressionante conjunto de construções e ruínas gregas existente fora da Grécia.

A cidade foi erguida sobre a antiga cidade grega de Akragas. Agrigento, no século V a.C., era uma rival da poderosa Siracusa (comuna italiana) que dominava essa área do sul da Sicília. Em 406 a.C foi invadida pelos cartagineses que vieram do norte da África, saquearam e tocaram fogo na cidade, destruindo os belos templos com colunas dóricas. Depois, foram os romanos, os cristãos e, por fim, a própria força da natureza, com fortes terremotos, que danificaram ainda mais as estruturas. 

Mas, incrivelmente, nove templos estão, em parte, preservados. No local, as rochas calcárias foram escavadas pelos romanos que construíram casas na rocha e um cemitério.

O Templo de Juno ou Hera, a Deusa protetora do casamento e do parto, por exemplo, possui ainda várias colunas em pé e intactas.

Porém, a maior atração do local é o Templo da Concórdia, de 430 a.C., e que foi preservado por ter sido convertido em Igreja Católica no século IV, o que acabou por salvá-lo da destruição. É o mais conservado, apesar de ter sido saqueado na Idade Média.

Outro destaque é a casa-museu de Alexander Hardcastle, um arqueólogo inglês que iniciou as escavações do Vale na década de 20 do século XX e que passou a viver ali para acompanhar de perto as escavações. Um de seus méritos foi acoplar as colunas do Templo de Hércules, o mais antigo do Vale.

O templo mais antigo é o Templo de Hércules, datado do final do século VI a.C.


A volta em todo o Vale dos Templos, com típicas árvores de amendoeiras e oliveiras, além das ruínas, pode ser feita tranquilamente em um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.