Simone

A Calábria é uma região ao sul de Nápoles ocupando a pontinha da “bota” da Itália. Tem cerca de 2  milhões de habitantes distribuídos entre suas 5 províncias: Catanzaro (que é a capital da Calábria), Cosenza, Crotone, Régio de Calábria e Vibo Valentia.

Limita-se ao norte com a Basilicata, a oeste com mar Tirreno e ao leste com o mar Jônico. A Calábria é separada da Sicília pelo estreito de Messina. Foi ali que pegamos o ferry para atravessar para a Sicília, onde nosso destino era a cidade de Palermo.

A Calábria é bela, em especial Tropea (com 7 mil habitantes), que pertence à província de Vibo Valentia. Conhecida como a “pérola do Tirreno”, é a cidade mais famosa da região.

Sem dúvida, o cartão-postal da cidade é o Santuário de Santa Maria dell’Isola, localizado no alto de um rochedo. Antigamente o rochedo era uma ilhota (por isso o nome “Santa Maria da Ilha”), mas um terremoto e um tsunami ocorridos em 1783 fizeram com que o rochedo ficasse ligado ao resto da cidade.

O cenário é deslumbrante porque Tropea está situada em cima de um penhasco, o que permite uma visão panorâmica do mar Tirreno e do Santuário sobre o rochedo na praia. O acesso se dá por escadas laterais e o visual de lá (mar à frente e cidade acima) também é lindo.

A praia, de águas tranquilas e translúcidas, é ótima para banho e ainda pode-se fazer um passeio de barco pelo litoral. A costa é cheia de pontos interessantes, como grutas, enseadas e praias onde só é possível chegar de barco. Para quem gosta de mergulho o fundo do mar de Tropea possui uma variada vida marinha e até mesmo destroços de navios da Segunda Guerra Mundial. Junto ao rochedo, em um dos lados há uma espécie de gruta que forma uma prainha particular, com uma pequena extensão de areia.

Entre os passeios de barco, o mais popular é o bate e volta até a costa do Capo Vaticano, a 10 km de Tropea, com belas baías. A praia mais famosa é Praia di Fuoco, com boa oferta de hotéis e resorts. De Capo Vaticano, nos dias de céu claro, é possível admirar a Sicília e o vulcão Etna, entre as províncias de Messina e Catânia.

Em Capo Vaticano, além das praias, são destaques o mirante Belvedere del Faro e o Farol, que, inclusive, são acessíveis de bicicleta.

O centro histórico de Tropea também é um convite para um prazeroso passeio. O Corso Vittorio Emanuele, a rua principal, é cheia de lojinhas de artesanato, boutiques, bares e restaurantes com mesas ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.