Simone

Sveti Stefan é uma ilha, fortificada no século XV, que teve, em tempos, grande importância estratégica e comercial. A partir do final do século XIX, perdeu, gradualmente, importância e habitantes. Em 1955, foi totalmente renovada e transformada numa estância turística de luxo, uma "cidade-hotel" para o jet set internacional. Impossível não percebê-la por quem viaja na estrada ou de avião.

Sua beleza é incrível e fica aos pés do Monte Lovćen, a poucos quilômetros de Kotor.

Seu entorno é salpicado de cidadezinhas incríveis, como Risan, repleta de mosaicos romanos e uma das mais antigas do mediterrâneo. Ou Perast, com 16 igrejas e 17 palácios venezianos, cercada de ilhotas. Ambas ficam na Baía de Kotor. No caminho de volta para Dubrovnik (foi de lá que nosso passeio saiu), pegamos uma balsa apenas para atravessar e ver mais de perto a cidadezinha de Perast.

Duas pequenas praias de areia podem ser encontradas em Orahovac e Ljuta, mas estão mais distantes.

Esculpido numa escarpa vertical a grande altitude, o Mosteiro Ortodoxo de Ostrog é um dos lugares mais intrigantes de todo o Montenegro. Fundado no século XVII, parece inacreditável o homem ter construído tamanho edifício em tão inóspito lugar. Está literalmente escavado numa parede de rocha vertical, com um imenso precipício como pano de fundo. Mas como fica mais distante, não tivemos tempo para visitá-lo. Ficará para uma próxima vez.

Cetinje, a capital histórica de Montenegro de 1910  a 1918, próxima ao Monte Lovćen, com 20.000 habitantes, fica a 49 km de Kotor. Possui uma bela igreja, um belo monastério e vários museus.

A poucos minutos de Kotor, está Herceg Novi, cidade costeira situada na entrada da Baía de Kotor e ao sopé do Monte Orjen. Foi fundada como uma fortaleza pelo rei da Bósnia, Tvrtko I, em 1382, e era conhecida como “Castelnuovo”. Tornou-se uma das principais cidades da Velha Herzegovina, uma área marcada por uma sucessão de governantes e impérios. Hoje, abriga vários hotéis e oferece uma vista incrível da costa.

A maioria dessas atrações estão entre Dubrovnik (Croácia) e Kotor (Montenegro). Para quem tiver mais tempo disponível, vale a pena alugar um carro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.