Simone

Na margem oposta do rio Danúbio, na St. Stephen's Square (Praça São Estevão), situa-se a Basílica de São Estevão (Szent István Basilica), a maior igreja da Hungria, com capacidade para 8.500 pessoas. Seu belíssimo interior, com pinturas, esculturas e afrescos de artistas húngaros, é um dos mais belos conjuntos de obra de arte da cidade.

Em estilo neoclássico (similar à Catedral St. Paul, em Londres), começou a ser construída em 1851, tendo sido concluída 54 anos depois, e a cúpula ainda teve que ser demolida em 1868, cuja reconstrução se deu em 1905. Da cúpula obtêm-se impressionantes vistas panorâmicas de Budapeste, sendo acessível por ascensores ou por escadas (364 degraus).


A fachada principal possui duas torres gêmeas como que campanários. Na sua torre direita está o sino maior e mais pesado (tem 9 toneladas) da Hungria. O anterior, de 8 toneladas, foi fundido durante a Segunda Guerra Mundial.

Na capela por detrás do santuário, conserva-se a relíquia mais importante da cristandade húngara: a múmia do rei Estêvão I da Hungria, primeiro rei da Hungria e fundador da igreja da Hungria.

Juntamente com o Parlamento de Budapeste, forma o par de edifícios mais altos de Budapeste (com 96 metros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.