Simone

Há 17 opções de trilhas em Ilhabela, mas a maioria NÃO apresenta boas referências para quem não possui experiência e conhecimento da localidade. Aconselha-se o acompanhamento de um guia experiente para percorrer certos trechos, já que facilmente pode-se perder na mata.

Trilha do Pico do Baepi: de grande dificuldade, esta trilha pode ser percorrida em 4 horas de caminhada até atingir-se os 1.035 metros de altitude do total de 1.058, de onde pode se avistar a panorâmica da cadeia de montanhas da Ilha, o canal de São Sebastião e boa parte da Serra do Mar.

Trilha da Água Branca: localizada no início da estrada de Castelhanos, esta trilha é de fácil acesso, bem demarcada e possui uma guarita no início dos limites do Parque Estadual de Ilhabela. Três caminhos conduzem a várias cachoeiras de águas cristalinas, com piscinas e duchas e área de piquenique.
Trilha da Cachoeira da Laje Preta: também conhecida também por Véu da Noiva e Laje Preta, fica a leste da Ilha, em Castelhanos. Por ser de difícil acesso, portanto, apenas um guia ou morador local com prática pode conduzir até o final da cachoeira. A caminhada dura cerca de 2 horas.

Trilha de Castelhanos e Serraria: possui 22 km, que constitui a estrada que corta o Parque Estadual de Ilhabela. Pode ser percorrida a pé, de bicicleta e também de automóvel, dependendo da condição da estrada. Cortando regatos, morros e toda a mata, leva-se aproximadamente 6 horas de caminhada até a praia de Castelhanos.
Trilha do Estevão: sai da metade do caminho que leva a Castelhanos e atinge a comunidade isolada do Bonete. Está fora de uso há muitos anos e é evitada até mesmo por quem anda constantemente na mata.

Trilhas das Praias Mansa, Vermelha e Figueira: partindo de Castelhanos, pode-se chegar até estas três praias por uma trilha que sai do lado sul da Baía. São 30 minutos até a praia Mansa, onde vale uma pequena parada. Através da mata, seguindo por mais 45 minutos atinge-se a praia Vermelha. E mais duas horas, chega-se à praia da Figueira. Todas paradisíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.