Simone

Saímos de Porto Alegre às 11h e nossa primeira parada foi em Nova Petrópolis, fundada em 07 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes.

A cidade é aconchegante, limpa e charmosa. Com 19 mil habitantes, possui logo na entrada um Centro de Informações Turísticas (uma espécie de castelinho com uma torre), onde se pode obter um mapa da cidade com todas as atrações. Sua principal avenida é a 15 de Novembro.

As principais são o Labirinto Verde e o Monumento ao Cooperativismo na Praça das Flores, o Parque Aldeia do Imigrante.

Nova Petrópolis é a capital nacional do cooperativismo de crédito. O monumento foi inaugurado no dia 07 de julho de 2007, em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo.

Em 28 de dezembro de 1902 foi fundada, pelo padre suíço Theodor Amstad, o modelo cooperativo que deu origem ao Sistema Sicredi que se propagou e hoje está presente em todo o país.

No Parque Aldeia do Imigrante está o Museu da Cooperativa que existe até hoje, a SICREDI PIONEIRA. No local, há ainda a capela, o cemitério, a venda com salão de baile (aqui há várias fotos antigas), a casa com cantina, a ferraria, a escola comunitária, a casa do professor e a casa paroquial, tudo preservado com a arquitetura e o mobiliário da época.

Além de visitar a Aldeia, pode-se andar de pedalinho no lago, caminhar nas áreas de lazer, fazer compras nos stands de vendas e almoçar no restaurante dentro do parque. A entrada no local custa R$ 5.

Em frente ao parque, há a Galeria do Imigrante, que reúne bares, cafés, lojas e um grande restaurante. Ali, no final de semana, o buffet livre sai por R$ 36. Nos dias de semana, o almoço é a quilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.