Simone

Mais uma opção de passeio para quem vai a Bento Gonçalves é o que leva à colônia São Pedro, a 13 km do centro. O roteiro de 7 quilômetros passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região Norte da Itália. São moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. Nos estabelecimentos ao longo do caminho há ofertas de produtos coloniais, como queijos, salames, conservas, doces, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate para chimarrão e produtos à base de leite de ovelha. Quem não está de carro pode fazer o percurso em um ônibus antigo – as agências de turismo da cidade organizam os passeios.

De todo o roteiro, merecem destaque:

Casa Merlo Construída em 1889, com pedras irregulares pretas, unidas com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca. Conta com o chamado "granaro", que servia de isolante térmico no inverno. Visitação externa.

Casa Zandoná (casa rosa rebocada)
Por volta de 1960, com a urbanização, os agricultores começam a ter vergonha das casas de pedra e passam a revesti-las de argamassa.

Casa da Família Bartarello Erguida por volta de 1877, foi restaurada em 1994. Hoje, abriga um restaurante colonial italiano.

Capitel Oratório construído em 1947 em honra à Nossa Senhora do Carmo. Tradição rural Vêneta (Itália).

Cantina Strapazzon Edificada por volta de 1880, serviu de cenário para o filme "O Quatrilho".

Árvore "Maria mola" ou "Umbu" Tornou-se símbolo da primeira residência dos imigrantes que provisoriamente se abrigavam debaixo de grandes árvores, às vezes até fazendo escavações sob as raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.