Simone

De Ottawa para Toronto, os horários de ônibus são frequentes: a partir das 7h, há praticamente um a cada 1h30.
No dia 16 de setembro, às 13h30, chegamos ao Toronto Coach Terminal (Terminal de Autocarros de Toronto, também conhecido como Terminal Bay Street), vindo de Niagara pela empresa Greyhound (2 horas de viagem, passagem a US$ 15,93 - os preços em Niagara são em dólar).
Hospedamo-nos no Bond Place Hotel (65 Dundas Street East), bem central e novo, mas sem café da manhã e com internet paga (cerca de CAD 9 por 24 horas). Diária para casal a CAD 126,65.
Toronto é a maior cidade do Canadá, e a capital da província de Ontário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário. Possui aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.
Toronto
É considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente, sobretudo orientais.
Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do país. É uma das cidades mais seguras do continente americano: sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade estadunidense, e uma das menores do Canadá.
Monorail no aeroporto
O Aeroporto Internacional Toronto Pearson, ou Aeroporto Internacional Lester B. Pearson, é o principal aeroporto da cidade e está a aproximadamente 32 km do centro, na cidade vizinha de Mississauga. É o mais movimentado do Canadá e o 29° mais frequentado do mundo.
Um táxi do aeroporto até o centro custa CAD 46 (dólares canadenses). Opção mais barata é pegar um ônibus na parada em frente ao aeroporto. O trajeto dura 30 minutos (integrado – ônibus e trem; basta descer na estação Kipling para a troca) e sai por somente CAD 3. Ao entrar no ônibus, o motorista aciona um botão que rebaixa o veículo para nivelar o degrau com a calçada e facilitar a entrada com bagagens. O veículo não tem roleta e dispõe de espaço suficiente para que os passageiros acomodem suas malas.
Exemplo em Transporte Público
O Toronto Transit Commission (TTC) é o órgão público encarregado de administrar o sistema de transporte público da cidade, que inclui linhas de ônibus, streetcars ou bondes (desde o século XIX) e metrô (4 linhas). É o terceiro mais movimentado da América do Norte (mais de 2,3 milhões de passageiros por dia), atrás apenas dos sistemas de transporte público de Nova York e da Cidade do México.
Streetcar
Transit City
é um projeto do TTC que prevê a construção de 7 linhas de light rail, com um total de 120 km. O sistema carregaria aproximadamente 175 milhões de passageiros ao ano, dos quais 75 milhões seriam novos usuários do TTC. A primeira das linhas a ser inaugurada seria a Sheppard Line LRT, com data previta para 2012.
O TTC utiliza ônibus e bondes como meios de transporte de superfície. Bondes são geralmente utilizados em linhas mais antigas, enquanto linhas mais recentes operam somente ônibus. Nenhuma das rotas de superfície opera 24 horas por dia. De madrugada, quando o metrô da cidade está fora de operação, o TTC opera o Blue Night Network, um sistema de rotas de ônibus, semelhante às de superfície regular. Todas as linhas de superfície regulares, com exceção de uma, encontram-se com ao menos uma estação de metrô.
Transporte integrado
O sistema é totalmente integrado. Passageiros podem realizar uma jornada contínua de qualquer distância dentro de Toronto pagando apenas uma tarifa. Muitas estações de metrô do TTC possuem um terminal de ônibus integrado, onde passageiros podem transferir-se entre uma linha de superfície com o metrô, ou entre diferentes linhas de superfície que utilizam o terminal livremente.
Estação de metrô
No caso de estações de metrô sem um terminal de ônibus, bem como conexões entre diferentes linhas de superfície em cruzamentos, passageiros podem transferir-se através do uso de um transfer. O transfer é um tíquete, fornecido sem custo adicional ao passageiro. Nas estações de metrô, pode ser obtido nas máquinas automáticas à frente dos guichês. Em ônibus e bondes, o transfer é fornecido pelo motorista. Transfers não podem ser utilizados para realizar uma conexão entre uma estação de metrô e uma linha de superfície, caso este transfer tenha sido obtido na mesma estação. Ele precisa ser mostrado ao motorista pelo passageiro, no momento do embarque. O passageiro deve utilizar a rota mais rápida e direta possível (com o mínimo número possível de conexões), e não são permitidas paradas para realizar atos, como por exemplo, comprar produtos em um estabelecimento comercial (com exceção de uma linha de bonde do TTC). A conexão deve ocorrer dentro de um tempo razoável, após o momento em que o transfer é obtido.
O tíquete (avulso) custa CAD 2,75. Um bilhete com 10 tíquetes sai a CAD 21. Há, também, passes de 1 dia (CAD 10 – válido para 2 pessoas nos finais de semana e feriados), semanais (CAD 30) e, assim por diante. O bilhete comprado nas máquinas automáticas sai mais barato.
Em bondes e ônibus, o passageiro embarca sempre na porta frontal do veículo, efetuando o pagamento diretamente ao motorista, mostrando o passe ou depositando um tíquete ou dinheiro em uma urna localizada ao lado do motorista. Não há troco; caso o passageiro coloque mais dinheiro do que o necessário no cofre, não receberá nada de volta.
Atrações
Toronto merece, no mínimo, 4 dias de visita, em virtude dos inúmeros pontos de interesse para os turistas.
Vale a pena adquirir o Toronto City Pass, que inclui o ingresso às cinco atrações mais populares da cidade: CN Tower, Casa Loma, Ontario Science Centre, Royal Ontario Museum e Toronto Zoo. Válido por 9 dias consecutivos, custa CAD 59 (adulto) e CAD 39 (crianças de 5 a 12 anos).
Yonge-Dundas Square
Começamos a explorar Toronto já no dia em que chegamos, após deixar as malas no hotel. Andamos a pé, de ônibus e de metrô. Aliás, estávamos próximos à estação Dundas e a Yonge-Dundas Square (praça), área central repleta de lojas, cinemas e centros comerciais. Seu movimento e brilho lembra a Broadway, de Nova York.
A praça é, frequentemente, palco de concertos musicais, exibição de filmes e diversos eventos públicos.
Cinema no AMC Yonge & Dundas
O AMC Yonge & Dundas é um complexo comercial com lojas, cafés, restaurantes, teatro e 24 salas de cinema. É um dos locais, dentre tantos, que exibe os filmes do Festival de Cinema de Toronto, realizado anualmente. O acesso ao metrô está no interior do complexo.
Se você estiver hospedado em um hotel próximo ao metrô, está perto de tudo. Mas se preferir algo menos cansativo, pode contactar a empresa Gray Line que oferece diversos tours, saindo entre 9h e 9h30. Contato: www.grayline.ca
Parques
O Queen's Park é um parque histórico, tendo recebido esse nome em 1860, para prestigiar a Rainha Victoria do Reino Unido. O prédio da Assembléia Legislativa de Ontário localiza-se dentro do parque, tendo sido fundado em 1892. O parque é cercado por instalações da Universidade de Toronto a leste e a oeste. Ao norte do Queen's Park, está localizado o Royal Ontario Museum.High Park
Nessa mesma área, está o High Park (1873 Bloor St West), o maior parque de Toronto que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. A principal atração (gratuita) é o zoológico, com aves e animais de médio porte. Há também campos de futebol, rinque de patinação externo, jardins, trilhas para caminhadas e ciclismo. Bastante arborizado, está repleto de esquilos.
Uma das melhores formas de conhecer o parque é pegar o trenzinho sobre rodas, num passeio que dura 25 minutos. O ingresso é pago diretamente para o "maquinista" e custa CAD 4 (adulto).
O acesso pode ser feito de metrô, linha verde, sentido kipling, descendo na estação High Park. A entrada norte do parque fica a dez minutos da estação. Vale a pena visitá-lo.
O Tommy Thompson Park, à beira-mar, está situado em uma península artificial, conhecida como Leslie Street Spit, que se estende por 5 km no lago Ontário e é superior a 500 hectares.
O parque representa alguns dos maiores habitats naturais existentes na zona portuária de Toronto e diversas espécies de animais selvagens, incluindo áreas de recreação para a prática de caminhadas, ciclismo, patins e pesca. Também possui atividades de interesse biológico e público.
No verão, abre das 9h às 18h; e no inverno, das 9h às 16h30. Para chegar, desça na estação de metrô Donlands (linha verde) e pegue o streetcar 83 até Toronto Harbour Commissioners (Autoridade Portuária de Toronto), junto ao parque.
Cultura
A universidade foi fundada em 1827 como King's College, a primeira instituição de ensino superior no Alto Canadá. Originalmente controlada pela Igreja da Inglaterra, a entidade assumiu o atual nome em 1850 ao tornar-se uma instituição secular e é formada por 12 escolas.
King's College
A cidade possui muitos monumentos. Um deles é em homenagem a John A. MacDonald (1815-1891), o primeiro-ministro do Canadá e figura dominante na Confederação Canadense. Outro presta homenagem a Winston Churchill (1874-1965), político, estadista, escritor, jornalista, orador e historiador britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro por duas vezes (1940-45 e 1951-55). É o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e o primeiro Cidadão Honorário dos Estados Unidos.
City Hall
O monumento de Churchill está em frente ao Toronto City Hall, o arranha-céu onde funciona a sede da prefeitura de Toronto, bem no centro financeiro da cidade, próximo a Nathan Phillips Square, downtown. Construída durante os primeiros anos da década de 1960, no lugar da antiga Chinatown da cidade (que mudou-se para o cruzamento da Spadina Avenue com a Dundas Street), foi inaugurada em 1965, substituindo o antigo prédio da prefeitura, o Old City Hall. É, atualmente, um distinto cartão-postal da cidade.
O "Monumento ao multiculturalismo", do escultor Francesco Perilli, está localizado em frente à Union Station (prédio de belíssima arquitetura), na 65 Front Street West, no lado sul da rua em frente ao Hotel Fairmont Royal York, o mais sofisticado da cidade. Foi lançado em 1º de julho de 1985, pelo então prefeito de Toronto, Arthur Eggleton, por ocasião dos 150 anos do Congresso Nacional dos Canadenses Italianos, em nome da comunidade italiana no país.
Toronto é um grande centro cultural, repleto de museus e de teatros. O Elgin & Winter Garden, por exemplo, é um teatro com 1.500 lugares, criado em 1913 e decretado como local histórico em 1982.
Royal Alexandra Theatre
Há o Canon Theatre (244 Victoria Street, a 15 minutos da Union Station, caminhando pela Yonge Street), o Princess of Wales Theatre (300 King Sreet) e o Royal Alexandra Theatre (260 King Street West, perto da estação St. Andrew).
Os dois últimos estão a apenas um quarteirão de distância um do outro.
A Canada's Walk of Fame (Calçada da Fama Canadense), em frente ao Roy Thomson Hall e aos teatros Princess of Wales e The Royal Alexandra, ambos na King Street, reconhece as conquistas de mais de 130 canadenses, incluindo atletas, técnicos, atores, diretores, roteiristas, produtores de cinema, televisão e palco, cantores e músicos, compositores, dramaturgos, autores, comediantes, desenhistas e modelos, que têm seus nomes gravados em 13 blocos da sua calçada.
Roy Thomson Hall
O Roy Thomson Hall (60 Simcoe Street) é uma sala de concertos e a casa da Orquestra Sinfônica de Toronto e do Toronto Mendelssohn Choir (coro com mais de 150 vozes, fundado em 1894, já tendo excursionado pelos EUA e Europa). O espaço, inaugurado em 1982 e restaurado em 2002, possui um design moderno, com uma estrutura de vidro inclinado e curvilínea. No seu interior, um grande salão é um dos principais locais utilizados para exibir filmes do Festival Internacional de Cinema de Toronto, costumando sediar a noite de gala de abertura do evento.
Na Yonge-Dundas Square encontra-se o T.O.TIX. De metrô, desce-se na estação Dundas.
Próximo ao teatro Elgin & Winter encontra-se a St. Michael’s Cathedral (200 Church Street), construída entre 1845 e 1848.
Union Station
A Union Station é a principal estação ferroviária de Toronto e, também, uma das estações mais movimentadas do sistema de transporte público da cidade e da América do Norte, sendo o término de seis linhas de superfície (dois bondes, que estão entre as mais movimentadas da cidade, e quatro de ônibus), com uma média de 200.000 passageiros por dia.
A construção da Union Station, pela Canadian Pacific Railway e pela Grand Trunk Railway, data de 1913, tendo sido fundada em 06 de agosto de 1927. É administrada atualmente pela prefeitura de Toronto, e é uma famosa atração turística da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.