Simone

Depois de almoçarmos o peixe meca em Maracajaú, seguimos para São Miguel do Gostoso.
Procuramos um hotel e ficamos na Pousada Casa de Taipa (Rua Bagre Caia Coco, 99 – www.pousadacasadetaipa.com.br). Fica na rua atrás da avenida principal. Tem um ótimo café da manhã, quartos limpos, com TV de plasma, ar condicionado e wireless. No restaurante da pousada, um cardápio de peixes, frango e carne, além de escondidinhos que são simageaborosíssimos. O dono é um paulista. A diária para casal custa 80 reais. O local é excelente!!!!
A cidade, com apenas 10 mil habitantes, ainda está sendo descoberta pelo turismo. Possui umas 11 pousadas, alguns bares e restaurantes. Um posto policial, um pequeno hospital, farmácias, mercadinhos e duas pracinhas: Praça dos Anjos e Praça do Cruzeiro. A avenida principal chama-se Avenida dos Arrecifes.
Deixamos nossa bagagem na pousada e partimos para ver o pôr-do-sol na praia. O mais belo que já vi. O céu iluminou-se com tons de laranja e rosa entre as nuvens. Um verdadeiro espetáculo.
Ao todo, são 4 praias em São Miguel do Gostoso: praia da Ponta de Santo Cristo, praia do Cardeiro, praia da Xêpa e praia do Maceió. O mar é manso, as praias são de pescadores. Para quem busca tranquilidade, é o local ideal.


Faz calor durante quase todo o ano, com temperaturas acima de 33ºC. As chuvas ocorrem de maio a julho, porém quase sempre no período da noite.
Apesar de pequena, a cidade oferece bons restaurantes: Dr. Wind Praia Bar, Descobrido e Esquina Brasil, na Ponta do Santo Cristo; Mar de Estrela e Jardim do Seridó, na Avenida dos Arrecifes; Balica, Madame Chita e Quintal, na Praia do Maceió; Espaço Mix, na Rua Cavalo Marinho; La Brisa na Rua dos Búzios. Há, ainda, o Cantinho da Tapioca, na praia da Xêpa.
Mais afastado, a uns 4 km, está a praia de Tourinhos (considerada uma das mais belas do país).
Curiosidade: quando era uma pequena vila de pescadores, chamava-se apenas "São Miguel", devido a uma capela construída como pagamento de uma promessa feita por um morador do vilarejo ao Santo de mesmo nome. Posteriormente, por causa de um dono de hospedaria e contador de histórias que possuía uma risada muito gostosa de se ouvir, os viajantes passaram a se referir ao local como São Miguel de "seu" Gostoso, daí surgindo o nome São Miguel do Gostoso.
No entanto, oficialmente o nome era São Miguel de Touros, fazendo referência ao município do qual fazia parte. Somente após a emancipação, foi realizado um plebiscito onde a população local aprovou a mudança da denominação oficial para São Miguel do Gostoso. Hoje, o município desponta como um dos principais destinos turísticos do estado, procurado por visitantes nacionais e estrangeiros em busca de tranquilidade, praias de águas mornas e vento forte para a prática de windsurf e kitesurf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.