Após o almoço, começamos a caminhar no sentido oposto da Fonte de Água (próxima ao nosso hotel), rumo ao Presidential Palace (Palácio Presidencial). Ele fica na esquina das ruas Setthathirath e Chanthakoummane. Tudo é muito bem sinalizado. As placas dos pontos turísticos são de cor marrom e as das ruas são verdes com detalhes em dourado.
Na rua Setthathirath, logo após a Fonte, seguindo pela calçada à esquerda e descendo uma quadra à esquerda novamente, está a simples stupa That Dam (que significa estupa negra), porém de grande importância religiosa. Muitos laocianos acreditam que ela é habitada por um Naga de sete cabeças (é a palavra em sânscrito para uma divindade, tomando a forma de uma grande cobra – mais especificamente o rei cobra –, encontrado no hinduísmo e no budismo) que tentou protegê-los de uma invasão por parte do exército tai ou siamese em 1827.

Em frente à stupa, há o Thatdam Wine House, para quem quiser fazer uma pausa.
Sisaket Museum é o mais antigo templo budista da cidade, construído entre 1819 e 1824 pelo Rei de Vientiane, o rei Anu. O povo tai, do império de Sião, originário da China ocidental, saqueou Vientiane Vientiane em 1828. Foi restaurando em 1924 e novamente em 1930, quando o país era colonizado pela França, mantendo-se o estilo tailandês. Nagas (cobras-capelo) guardam as entradas dos claustros repletos de imagens de budas dourados. Aliás, ali o dourado predomina nos telhados do templo, nas estátuas e em suas vestimentas.



Continuamos a caminhada pela rua Setthathirath até chegar à rua Mahosot que dá acesso direto ao rio Mekong. Há um calçadão por onde se pode observar a paisagem e, também, é a melhor localização para fotografar o elegante Presidential Palace, que fica à frente do rio. Sua construção foi iniciada em 1973 para ser a residência real, mas foi interrompida durante o regime comunista Pathet Lao, em 1975. Dessa forma, o edifício foi inaugurado só em 1986 e, mesmo assim, apenas como um local para as funções do governo e cerimônias, sendo fechado ao público.

.jpg)


O câmbio do dólar varia, dependendo da quantidade que se vai comprar. Por exemplo, de 1 a 20 dólares, 1 dólar vale 7.990 kip; de 20 a 100 dólares, 1 dólar vale 7.991 kip; e para valores maiores, 1 dólar vale 7.993 kip.
O motorista do tuk-tuk ficou nos aguardando enquanto visitávamos o That Luang Stupa. Voltamos para a área da fonte de água, perto do nosso hotel. Não me recordo agora quanto pagamos, mas foi barato. SEMPRE combine o preço antes, para evitar surpresas.
Escolhemos um restaurante para tomar vinho. Há várias opções e todas bastante charmosas. No centro da pracinha onde há a fonte, uma banda tocava música ao vivo. Tudo animado, mas sem bagunça; um clima perfeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário