A Plaka é a zona residencial mais antiga da cidade, onde está o comércio tradicional. É um conjunto de prédios antigos, sobrados e casarões, alguns residenciais, outros comerciais, vendendo produtos locais e curiosidades, além de diversos restaurantes e bares com pratos típicos a bons preços. Não faltam opções para um vinho à noite. A localização é romântica. Abaixo da Acrópole, que costuma ficar iluminada ao final do dia.
Além das relíquias arqueológicas, as igrejas ortodoxas – praticamente, uma a cada esquina – são uma atração à parte: algumas são muito antigas, com destaque para a Catedral Metropolitana de Atenas, a Igreja de Omorfoklissia e a Igreja de Panaghia Kapnikarea.
No bairro Plaka, na Praça Mitropóleos, está a Catedral da Anunciação, da Igreja Ortodoxa, que é a Catedral Metropolitana de Atenas, também conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Foi inaugurada em 1862, tendo levado 20 anos para ser concluída. O material para a construção veio da demolição de 72 outras igrejas. A planta possui três naves, separadas por colunatas duplas sob arcos, e coroadas por uma cúpula. No interior há dois túmulos de santos mártires da Igreja Ortodoxa Grega, mortos pelos turcos durante a ocupação: São Philothei e o Patriarca de Constantinopla, Gregório IV.
Os bairros Keramikos e Monastiraki também guardam um casario típico e oferecem um comércio variado. Um ótimo mercado de frutas, verduras, doces e carnes pode ser visitado ali.
Tags
Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário