Simone

O Ágora Grego (praça principal na constituição das antigas cidades gregas) era o centro comercial, político e administrativo de Atenas, e ainda hoje as palavras de Sócrates parecem ecoar por aquele lugar. Fazem parte do conjunto: Ágora Romano, Templo de Hephaistos (também conhecido como Theseion e ainda bem conservado, com várias colunas), Templo de Apolo, Rota das Panatenéas, Torre dos Ventos (um relógio hidráulico construído no século I), entre outros. Toda área foi escavada por arqueólogos a partir de 1931, e mais recentemente, em 1970, quando novas descobertas foram feitas.

A Torre dos Ventos, construída em 158 a.C., é uma estrutura de mármore octogonal, com 12,8 m de altura por 8 m de diâmetro, diversos quadrantes solares e uma clepsidra para medir o tempo. É também conhecida como Horologion de Andronikos Kyrrestes, astrônomo grego.

Também estão situados no Ágora o Monumento dos Heróis Eponymous, que abriga restos de um oblongo pedestal delimitado por uma cerca. Apoiava as estátuas de bronze dos lendários heróis que deram seus nomes para as dez tribos da Ática. E o Odeion de Agripa, no centro do Ágora, construído por Agripa em 15 a.C. e composto por um auditório para 1.000 pessoas.


As ruínas do Olympieion, o Templo do Zeus Olímpico, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos. O sítio arqueológico do templo foi escavado entre 1889 e 1896. Recentemente, o órgão responsável pela administração arqueológica local unificou a área do templo com outras ruínas localizadas nas proximidades. Portanto, o templo de Zeus hoje inclui o templo de Apolo Delfínio, o pequeno templo de Réia e Cronos, termas romanas, residências clássicas, uma basílica do século V e parte dos antigos muros da cidade. Infelizmente, restaram apenas 16 colunas, mas eram 104, todas com 17 metros de altura e com um diâmetro de base de 1,7 metro. Ao fundo, dá para ver o Partenon. Entrada a € 12. Aberto diariamente, das 8h30 às 15h30.

O famoso Arco de Adriano está localizado imediatamente ao lado. O arco triunfal encontra-se em uma rua antiga que levava da cidade velha de Atenas para a nova seção romana. Foi construído pelos atenienses em 131 D.C em honra ao seu imperador Adriano. Duas inscrições são esculpidas na arquitrave, um de cada lado: a primeira, do lado em direção à Acrópole, está escrito "Esta é Atenas, a cidade antiga de Teseu": a segunda, do outro lado, de frente para a nova cidade, diz: "Este é a cidade de Adriano e não de Teseu”.

O Templo de Zeus e o Arco de Adriano são pontos bem centrais, próximos À Acrópole e à Praça Syntagma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cores do mundo

Created with flickr badge.
Created with flickr badge.
Created with flickr badge.

Tags

Dicas de viagem, viagem barata, viagem independente, viagem de mochila, Curazao, blog Simone, Simone Rodrigues Soares.