
A Torre dos Ventos, construída em 158 a.C., é uma estrutura de mármore octogonal, com 12,8 m de altura por 8 m de diâmetro, diversos quadrantes solares e uma clepsidra para medir o tempo. É também conhecida como Horologion de Andronikos Kyrrestes, astrônomo grego.

As ruínas do Olympieion, o Templo do Zeus Olímpico, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos. O sítio arqueológico do templo foi escavado entre 1889 e 1896. Recentemente, o órgão responsável pela administração arqueológica local unificou a área do templo com outras ruínas localizadas nas proximidades. Portanto, o templo de Zeus hoje inclui o templo de Apolo Delfínio, o pequeno templo de Réia e Cronos, termas romanas, residências clássicas, uma basílica do século V e parte dos antigos muros da cidade. Infelizmente, restaram apenas 16 colunas, mas eram 104, todas com 17 metros de altura e com um diâmetro de base de 1,7 metro. Ao fundo, dá para ver o Partenon. Entrada a € 12. Aberto diariamente, das 8h30 às 15h30.

O famoso Arco de Adriano está localizado imediatamente ao lado. O arco triunfal encontra-se em uma rua antiga que levava da cidade velha de Atenas para a nova seção romana. Foi construído pelos atenienses em 131 D.C em honra ao seu imperador Adriano. Duas inscrições são esculpidas na arquitrave, um de cada lado: a primeira, do lado em direção à Acrópole, está escrito "Esta é Atenas, a cidade antiga de Teseu": a segunda, do outro lado, de frente para a nova cidade, diz: "Este é a cidade de Adriano e não de Teseu”.
O Templo de Zeus e o Arco de Adriano são pontos bem centrais, próximos À Acrópole e à Praça Syntagma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário