Circular pela cidade é fácil, há diversas linhas de ônibus elétricos, metrô e táxis, além dos sightseeings. O metrô tem 3 linhas (vermelha, verde e azul). A linha azul é a que leva até o aeroporto (40 minutos de viagem). A linha verde leva até o porto de Pireu.
O Aeroporto Internacional de Atenas, também conhecido como também conhecido como "Elefthérios Venizélos”, está localizado a 20 km do centro.
Para alívio dos turistas, a maioria das placas indicativas dos locais importantes é grafada também em inglês, além do grego.
Um bom ponto de referência é a Praça Syntagma (coração da cidade). À sua frente, está o prédio do Parlamento Grego, o antigo Palácio Real. Ela é praticamente o centro da moderna Atenas, onde se unem diversas avenidas importantes, como a Vasilissis Sofias, Stadiou e Ermou, cada uma conduzindo a um lado diferente da cidade. A oeste, está o bairro Monastiraki; a leste, Kolonaki; ao norte, a área moderna em torno da Praça Omonia; e, ao sul, o interessantíssimo bairro Plaka, logo abaixo da Acrópole.
No Parlamento, há a troca dos soldados de elite (os evzones) escolhidos por sua altura (cerca de 2m) e força, que guardam o local dia e noite. Seus uniformes são tradicionais – o mesmo usado há 150 anos –, constituídos por uma saia semelhante chamada "fustenella" e por sapatos "sarouchi", de bicos bem arredondados e com avantajados pompons vermelhos na extremidade.
Ao lado esquerdo do Parlamento está o National Gardens (Jardins Nacionais). É grande, mas nada que impressione pela beleza. É um local agradável, com muitas fontes e alamedas floridas. Há um bom café/restaurante lá, onde comemos uma moussaka.
Dentro do parque está a Zappeion Megaron (mansão Zappeion) construída para ser usada durante os primeiros Jogos Olímpicos Modernos, em 1896. Atualmente, o local abriga diversos eventos culturais e comerciais, exposições e reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário